Candidatos ao curso superior em Tecnologia em Segurança Pública realizam prova neste sábado
O exame é realizado nos polos de Marituba, Santarém e Marabá. As provas iniciaram às 8h30 e seguiram até o meio-dia.
Praça e servidores efetivados, que não têm nível superior, fazem a prova ao curso superior em Tecnologia em Segurança Na manhã, deste sábado (19), são aplicadas as provas para os candidatos ao curso superior em Tecnologia em Segurança Pública oferecido pelo Instituto de Ensino de Segurança Pública (Iesp), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup). O exame é realizado em três polos: Marituba, Santarém e Marabá. As provas iniciaram às 8h30 e seguiram até o meio-dia.
O curso é destinado, exclusivamente, à categoria de praça e servidores efetivados que não têm nível superior. Participam do certame, profissionais da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito, Policia Científica, Policia Civil, Superintendência de Administração Penitenciária (Seap) e Guarda Municipal.
A formação será realizada na modalidade a distância com provas presenciais nos três polos, a fim de beneficiar os profissionais que atuam na capital e no interior.
"É importante essa preocupação do governo e nos sentimos valorizados. Espero que o governo continue com esse projeto pra ajudar os demais", pontuou a policial penal, Monique Quaresma.
Outro candidato, cabo BM André Sinfônio, soube da oportunidade pela internet e logo buscou mais informações. O militar enxerga a ocasião propícia para alcançar o sonho da formação em ensino superior. "A importância da educação e, principalmente, do Estado oferecer para os seus profissionais a graduação superior é de suma importância porque traz uma nova visão para o profissional que tem a oportunidade de conhecer novos horizontes que apenas o nível superior pode entregar".
O diretor do Iesp, Coronel Antônio Bentes, destacou a importância do curso para a qualificação e valorização dos profissionais do Sistema de Segurança Pública.
"É fundamental que os nossos agentes sejam qualificados, possam obter um nível superior e o melhor, dentro da atividade finalística, aquele profissional que exerce, que é na área de segurança pública, tanto bombeiro, agente de trânsito, guarda municipal, policial civil, policial militar, policial penal e os demais que fazem parte de todo esse sistema integrado de segurança pública", concluiu.
APLICAÇÃO DAS PROVAS
As provas estão acontecendo no Iesp, em Marituba; na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém; e no auditório do 4⁰ Batalhão de Polícia Militar, em Marabá.
O processo seletivo consiste em um redação, onde o candidato que alcançar a pontuação necessária se classificará para ingressar nas vagas disponíveis. Um total de 414 inscritos presentes à prova concorrem para as 225 vagas disponíveis. Serão formadas 5 turmas com 25 alunos cada com previsão de inicio para abril deste ano.
O curso terá carga horária total de 1.720 horas/aulas em cada turma, de acordo com as orientações do Ministério da Educação (MEC). As inscrições foram gratuitas.
*Texto de André Macedo (Ascom Segup)