Governo do Estado nomeia 34 agentes de educação de trânsito
Cumprindo o compromisso de fortalecer a segurança viária em todo o estado, o governador Helder Barbalho nomeou os 34 agentes de educação de trânsito aprovados no concurso C-177. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (18). Os novos servidores farão parte dos quadro efetivo de pessoal do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e terão como principal função formar cidadãos no trânsito.
Realizado em abril de 2019, o concurso objetivou garantir uma equipe efetiva de trabalho capacitada para atuar na educação viária. Desde a divulgação final do certame, havia uma grande expectativa por parte do Detran e dos candidatos aprovados para a nomeação.
“O momento é de alegria completa, pois já havíamos sido contemplados com a nomeação de 60 agentes de fiscalização e agora temos a felicidade de recebermos 34 agentes de educação que, sem dúvida, atuarão para fortalecer a educação de todos, condutores, ciclistas e pedestres e, dessa forma, buscarmos por um trânsito responsável e seguro”, destaca a diretora-geral do Detran, Renata Coelho.
O agente de educação de trânsito tem a função de salvar a vida de outras pessoas no trânsito, realizando ações que busquem conscientizar a todos sobre a responsabilidade individual e coletiva para a segurança nas rodovias do estado.
A educação de trânsito é um dos tripés da atuação do Detran, juntamente com a engenharia de tráfego e a fiscalização. Desde 2019, o órgão realiza diversas ações no estado para tornar condutores e pedestres cidadãos para o trânsito, especialmente orientando para os fatores de risco de acidentes. “A partir de agora, esses novos servidores serão capacitados e farão parte de nosso planejamento estratégico para tornar as ações educativas ainda mais efetivas e com resultados mais sólidos para a preservação da vida no trânsito em todo o estado”, informa a coordenadora de educação de trânsito do Detran, Isabella Nunes.