SEDUC/NEL realiza reunião de preparação para os Jogos da Juventude
Na manhã desta quinta-feira (17), coordenadores, treinadores e atletas estudantes se reuniram no auditório do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), em Belém, que é ligado a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), para iniciar os preparativos para os Jogos da Juventude, que ocorre em setembro deste ano, em Aracajú (SE). A competição estava suspensa há dois anos por causa da pandemia de Covid-19.
O Pará disputará em 15 modalidades, tanto feminina quanto masculina e ao todo serão 281 atletas com 20 técnicos mais a equipe administrativa, conforme explica o coordenador do NEL, Marcley Lima. "É uma grande alegria estar reunido com nosso corpo técnico hoje, porque após esses dois anos de pandemia, o Pará junto a Secretaria Estadual de Educação, retorna aos Jogos da Juventude
"Hoje reunimos com os professores de referência das modalidades que iremos competir. Com essa grande oportunidade, vamos voltar a enviar nossos atletas para se destacar nacionalmente. Agora não tratamos nossos atletas como alunos e sim como seleção. Já estamos nomeando os treinadores e técnicos, além do nosso corpo técnico. É um processo que começa cedo, mas é ideal para o nosso êxito", enfatizou o coordenador
O evento é uma iniciativa do Comitê Olímpico do Brasil (COB), que reúne mais de 4.000 jovens de todo o país, o objetivo é oferecer suporte para as modalidades olímpicas através de ações para formar futuros atletas profissionais.
O professor de taekwondo, Junior Freire, o apoio da Secretaria de Estado de Educação é importante, pois a iniciativa vai além da formação de novos atletas, ela também tem caráter pedagógico. "Apesar do taekwondo ser um esporte de rendimento, esses alunos também passam por uma avaliação escolar e educacional também. Então o foco é esse. As escolas públicas e privadas incentivarem cada vez mais o esporte e o desempenho educacional", afirmou.
Um dos atletas que está sendo preparado pelo professor é o Eduardo Alves, de 16 anos. O atleta diz que suas bases vieram do Nucleos de Esporte e Lazer (NEL) e afirma a importância do núcleo em sua carreira. "Eu comecei no esporte muito cedo em um projeto social, foi uma forma de sair da rua. Comecei a desenvolver e a gostar. Hoje eu tenho muitas medalhas no estado do Pará, fui pra copa do Brasil e fui campeão brasileiro". Eduardo também fala sobre a importância da reunião para alinhar as estratégias do comitê que irá representar o Pará nos Jogos da Juventude "É necessário até para organização dos atletas e para fortalecer o comitê'', completa.
Jogos da Juventude - A competição será realizada em Aracaju (SE), em novembro de 2022 para alunos entre 15 e 17 anos. O Pará disputará em 15 modalidades, tanto feminina quanto masculina e ao todo serão 281 atletas com 20 técnicos mais a equipe administrativa do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL).