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EDUCAÇÃO PÚBLICA

Seduc promove formação continuada sobre Programa 'Trilhas no Pará'

A iniciativa vai garantir que crianças e adolescentes tenham acesso à educação na idade escolar, corrigindo distorções entre idade e série

Por Governo do Pará (SECOM)
17/02/2022 16h23

O acesso à educação em idade escolar é um direito inquestionável de crianças e adolescentes. Para garantir que essa política pública seja respeitada, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), está implantando o Programa Estadual de Correção de Fluxo Escolar - Trilhas no Pará.

A iniciativa consiste em preservar a permanência e o aprendizado dos estudantes que se encontram em situação de distorção idade-série/ano. São considerados aptos ao programa quem ultrapassou, em dois anos ou mais, a idade regular para a modalidade em que está matriculado. A proposta pretende também corrigir a distorção dos alunos que frequentam o ensino fundamental, possibilitando as aprendizagens essenciais para quem está em atraso escolar.A formação reuniu gestores, especialistas e professores das escolas-piloto no Cefor

Durante os dias 14, 15 e 16 de fevereiro, a Seduc promoveu o II Ciclo Formativo do Programa Trilhas no Pará, no Cefor (Centro de Formação de Profissionais de Educação Básica do Pará), em Belém. Destinado a gestores, especialistas e professores das escolas-piloto, e também para técnicos de referência das Unidades Seduc na Escola (USEs), a programação foi realizada de forma semipresencial. Parte dos conteúdos continua disponível na plataforma digital AvaCefor.

A meta da Seduc é reduzir em 50% a distorção-série/ano no universo das escolas atendidas, considerando a gradativa implantação do programa na rede estadual de ensino até 2025.

Cenário complexo - A formação continuada buscou aprofundar a compreensão sobre o complexo cenário da distorção idade-série/ano no País, que envolve diferentes fatores. Durante os encontros, foram evidenciadas as discussões sobre a proposta pedagógica do Programa Trilhas no Pará, as orientações e estratégicas do “Trajetórias de Sucesso Escolar” e seus desdobramentos com o Documento Curricular do Estado (DCE) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Os estudantes matriculados nas turmas de correção de fluxo poderão, ao final do período letivo, avançar até dois anos de estudo - quem estiver frequentando o 8º ano do ensino fundamental poderá ser reclassificado para a 1ª série do ensino médio.A capacitação visa possibilitar a realização de diversas estratégias pedagógicas

De acordo com a secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, a cooperação com o Unicef tem sido fundamental, “porque nós estamos em um processo de profunda integração, a partir de experiências exitosas que já foram realizadas em todo o Brasil. Agora, o Pará tem a chance de, por meio da Seduc, desenvolver esse projeto-piloto, que será futuramente ampliado para toda a rede estadual de ensino”, destacou.

O coordenador do Cefor, professor Augusto Paes, afirmou que a parceria entre Seduc e Unicef é primordial para que outros projetos sejam desenvolvidos e, mais adiante, ampliados. Ele também ressaltou que o processo de formação continuada busca direcionar os profissionais da educação para trabalhar com realidades diferentes em cada escola.

“Capacitar os agentes que vão atuar neste processo de implementação do Programa Trilhas no Pará, nas escolas-piloto, visa possibilitar que sejam realizadas diversas estratégias pedagógicas, conforme a realidade de cada unidade escolar. Durante os encontros, foi possível fortalecer a rede de saberes e motivar os educadores para esse atual cenário que desafia a educação no Brasil”, enfatizou.

Aperfeiçoamento - O Programa Trilhas no Pará vai começar em 17 escolas-piloto da Região Metropolitana de Belém. A iniciativa consiste na reorganização da proposta pedagógica e do trabalho docente, tendo em vista a disposição das turmas específicas de alunos em situação de distorção idade-série, respeitando os anos de matrícula desses estudantes. Dessa forma, será aperfeiçoado o processo de utilização de recursos e materiais pedagógicos nas escolas, diversificando os encaminhamentos metodológicos dos educadores.

Os organizadores esperam que, com o final da capacitação, sejam construídas proposições e estratégias pedagógicas de forma colaborativa, para atender os estudantes beneficiados pelo “Trilhas no Pará”, que deve começar suas atividades com o ano letivo de 2022, no próximo dia 08 de março.

Texto: Vinícius Leal - Ascom/Seduc