Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEDUC

Enem 2018: avaliação foi aplicada no Pará com tranquilidade  

Por Redação - Agência PA (SECOM)
12/11/2018 00h00

Estudantes de todo o Pará realizaram, neste domingo (11), a segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Durante cinco horas, eles resolveram 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza (com Física, Química e Biologia). Os portões dos locais de prova fecharam às 13h (horário de Brasília). No Pará, a prova foi aplicada com tranquilidade em todas as escolas da rede estadual de Educação.

Durante a manhã, as filas se formaram em torno das escolas onde as provas foram aplicadas. No Instituto de Educação Estadual do Pará (IEEP) a família Martini aguardava a abertura dos portões. “Treinei no ano passado e este ano estou bem confiante. Me sinto preparada”, disse a estudante Giovanna Martini, 16 anos, que está no convênio e busca uma vaga no curso de Jornalismo, na Universidade Federal do Pará (UFPA) e Letras, na Universidade do Estado do Pará (Uepa).

A irmã de Giovanna, Sara Martini, de 19 anos, tenta a aprovação no curso de Medicina. “Fui aprovada em instituições particulares em cursos na área da Saúde, porém, estou fazendo a prova porque pretendo fazer Medicina”, contou a candidata.

Esta foi a primeira vez que a estudante Valéria Santos, 17 anos, estudante do 3º ano da Escola Dilma de Sousa Cattete, no bairro do Satélite, participou da prova. “Estudei e espero conseguir uma vaga para cursar Direito”, contou. A estudante fez a prova na Escola Augusto Meira, em São Brás.

Durante as provas do Enem, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) atuou no suporte técnico. “Ficamos de sobreaviso caso haja alguma ocorrência, principalmente, na estrutura física. Hoje, houve falta de energia elétrica, mas foi logo restabelecida pela concessionária de energia”, comenta a diretora do Ensino Médio e Profissionalizante (DEMP), Joseane Figueiredo.

Criada em 1998, o Enem é uma prova realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, utilizada para avaliar a qualidade do ensino médio no país.

De acordo com o MEC, ao todo no Brasil, 24,9% dos participantes inscritos não compareceram no primeiro dia de provas, realizada no último domingo (4) – são 1.374.430 faltantes entre os 5,5 milhões esperados. No Pará, 281.808 candidatos se inscreveram. 

A publicação do gabarito e dos cadernos de questões será no dia 14 de novembro. No dia 18 de janeiro de 2019, ocorre a divulgação dos resultados individuais. O resultado final tem previsão para maço de 2019. Mais informações: https://enem.inep.gov.br/

O Enem é a principal forma de acesso para vagas na rede pública de ensino superior no país e em 27 instituições de Portugal. Para o Ministério da Educação (MEC), é a segunda maior prova do tipo no mundo, só perdendo para o Gao Kao, prova de admissão ao ensino superior da China, com 9 milhões de candidatos.