Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Codec participa do 4º Fórum Brasileiro de Zonas de Exportação no Piauí

Evento em Parnaíba contou com representantes do comércio exterior nacional e estrangeiro, como da Polônia e França

Por Governo do Pará (SECOM)
16/02/2022 15h03

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) participou na Parnaíba, no estado Piauí, do 4º Fórum Brasileiro de Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs). O evento ocorreu nos dias 14 e 15 de fevereiro, com a participação de representantes das 14 empresas administradoras de ZPEs do Brasil, e também de outros países, como Polônia, Rússia e França.

A Codec foi convidada pela promotora do evento, a Associação Brasileira de ZPEs (ABraszpe) e participou ativamente de painéis que promoveram diálogos sobre o desenvolvimento econômico do País. Para Pádua Rodrigues, diretor de Estratégia e Relações Institucionais da Companhia, esse contato beneficia o Pará com conhecimentos teóricos e práticos em relação ao comércio exterior.

“Todo o conhecimento que recebemos aqui na Parnaíba, levaremos para reuniões na sede da Companhia para adotarmos a melhor estratégia na implantação de nossa futura ZPE em Barcarena”, enfatizou Pádua Rodrigues.

Durante a abertura do Fórum, foi inaugurada a Zona de Processamento de Exportação da Parnaíba, que iniciará as operações, na próxima semana, o que permitiu a Codec, ver de perto as estratégias no funcionamento de uma ZPE. “Aqui em Parnaíba, as atividades iniciam com mais de 10 indústrias, isso é fundamental para o nosso Estado. Pudemos desta forma, prestigiar a inauguração da 2ª ZPE em operação no Brasil”, afirmou o diretor da Companhia.

Para o presidente da Abrazpe, Helson Braga, a participação da Codec, juntamente com outros estados e também presenças internacionais revelam que o Brasil apresenta enorme potencial para as ZPEs. “Estamos aqui reunidos para prestigiar a implantação da ZPE, mas também para trocar experiências que futuramente irão contribuir para a ampliação das exportações em todo o território nacional”, explica Helson.

Barcarena – Para o presidente da Codec, Lutfala Bitar, a Companhia está trabalhando para a implantação da ZPE no município de Barcarena, região nordeste do Pará. A iniciativa, informou ele, vai impulsionar as exportações e acelerar o desenvolvimento econômico de toda a região.

“Instalada a nossa Zona de Processamento de Exportação, as empresas terão acesso a vários benefícios, como infraestrutura e logística, além de isenções de impostos federais e estaduais. A estimativa é de que a ZPE resulte na geração de pelo menos 9 mil empregos, entre diretos e indiretos, atendendo aos objetivos impostos pelo governador do Pará, Helder Barbalho”, afirmou Lutfala Bitar.