Diretorias da Sedap apreciam metas do PPA para o desenvolvimento agropecuário
A atividade marca uma nova dinâmica de interação entre os diferentes setores da secretaria que lançará a programação denominada Agro Café
Servidores da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca em reunião sobre as metas da Sedap no Plano Plurianual (PPA)A instalação de um matadouro no município de Soure, no arquipélago do Marajó, um entreposto de açaí, em Abaetetuba, na Região de Integração do Tocantins, e a reforma estrutural dos dois centros de alevinagem, respectivamente, em Santarém, na Região de Integração do Baixo Amazonas, e em Terra Alta, no nordeste do Pará, estão entre os compromissos regionais assumidos pelo Governo do Estado, executados pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), conforme previsto no Plano Plurianual ( PPA).
Nesta segunda-feira e terça-feira, 14 e 15, os representantes das três diretorias de atividades finalísticas da Sedap se reuniram para alinhar as metas físicas e financeiras previstas no PPA/2022, Orçamento Geraldo do Estado (OGE) e Lei Orçamentária (LOA).
A iniciativa de reunir, por diretoria, foi do Núcleo de Planejamento e Assessoria Técnica (Nuplan) da Sedap. Na segunda-feira, pela manhã, participaram os integrantes da Diretoria de Agricultura Familiar (Dafa); à tarde, os da Diretoria de Pesca e Aquicultura (DiPaq). Nesta terça-feira, pela manhã, o encontro foi com membros da Diretoria de Agropecuária (Didag), e, na sexta-feira (18), o Nuplan reunirá os representantes da Diretoria Administrativa e Financeira (DAFI).
A coordenadora do Nuplan, Maria de Lourdes Minssen, explicou que durante a programação foi solicitada a apresentação, por cada diretoria, dos projetos previstos e a serem executados pelas unidades no decorrer do exercício do ano de 2022.
Reconhecimento - A coordenadora do Nuplan, Maria Minssen informou que a Sedap revisou o PPA em setembro do ano passado. “Agora, ele (PPA) veio acrescido de outras demandas da Assembleia Legislativa (Alepa), que são as emendas parlamentares. Revisamos o que pedimos e nada foi cortado. Só acrescido. Isso demonstra que a secretaria teve capacidade de executar”, destacou.
Ela explicou que os equipamentos para o matadouro de Soure já foram adquiridos e entregues. “Entre os que estão em andamento, a instalação de um entreposto de açaí em Abaetetuba, que é nossa responsabilidade, mas está sendo executado pela Sedop (Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas)”, informou.
Minssen detalhou que a exemplo deste empreendimento (em Abaetetuba), as obras das duas unidades de alevinagem já estão orçadas. “O crédito deste orçamento já foi disponibilizado. Fizemos algumas adequações, sendo que a obra de reforma do centro de alevinagem de Santa Rosa, em Santarém, já iniciou e a obra da Estação de alevinagem Orion Nina Ribeiro, em Terra Alta, está em fase de licitação para a contratação da empresa que irá executar, e este ano, com certeza, iremos concluir”, garantiu a coordenadora do Nuplan da Sedap.
De acordo com Minssen, a Sedap executou projetos num montante de R$ 98 milhões, procedentes de emendas parlamentares. “Foi uma grande vitória; com isso fomos beneficiados e não cortaram nada do que a gente pediu. E ainda nos deram um pouco mais para investimentos. Neste governo, quando a gente tem projetos e ele está redondinho, o recurso é disponibilizado; o que a gente tem que ter é a estrutura pronta e Termo de Referência de Preço”, reiterou Maria de Lourdes.
A realização de encontros entre os representantes das diretorias fins e administrativa da secretaria foi aprovada pelos participantes. Luiz Carlos de Oliveira, técnico em gestão pública e estatístico da Gerência de Avaliação e Acompanhamento atrelado ao Nuplan, achou importante a programação.
“Estamos passando às nossas diretorias tudo que foi programado em 2022, com relação às nossas metas físicas a serem alcançadas e todo o financeiro que foi disponibilizado através da nossa OGE, que é uma espécie de repasse financeiro e orçamentário para cada instituição do governo. Estamos formalizando valores e quantitativos para os nossos diretores e demais técnicos, que fazem parte do setor finalístico da Sedap. Essa reunião serve para que nós orientemos os servidores para que venham acompanhar nossos produtos e indicadores com relação ao PPA que vem com novas propostas e a inserção de novos produtos. É importante que nossas diretorias sejam atualizadas para que possam acompanhar da melhor maneira”, opinou o servidor da Sedap.
Agro Café - Para manter esse novo ritmo de estreitamento com os servidores da secretaria, o Nuplan implantará a partir do dia 8 de março, o Dia da Mulher, a programação denominada Agro Café. A ideia é de uma vez ao mês, segundo explicou a coordenadora de planejamento, haja a reunião com os representantes das quatro diretorias da Sedap, para a troca de informações sobre os projetos em andamento ou previstos de serem executados.
"Vamos interagir mais; assim, podemos juntos discutir nosso planejamento e fazer ajustes se houver necessidade; precisamos, por exemplo, mudar nossos indicadores; a Sedap não é mais uma secretaria executiva e sim de fomento (Desenvolvimento)”, observou a coordenadora do Nuplan.
*Texto de Rose Barbosa (Ascom Sedap)