Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Detran divulga balanço e estudo operacional de fiscalização na BR 316

Por Redação - Agência PA (SECOM)
12/11/2018 00h00

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) divulgou um balanço do trabalho que vem desenvolvendo ao longo dos quilômetros 0 ao 18 da rodovia BR 316. Após 12 dias de operação, foram registrados 28 acidentes, com cinco feridos e duas mortes; três pessoas foram presas por cometerem o crime de alcoolemia; e a infração que teve o maior número de registros nesse período foi transitar pelo acostamento.

O estudo feito pela Diretoria Técnica Operacional do Detran também aponta os horários de 07h30 as 11h e de 17h as 21h com maior congestionamento das vias que abrangem três municípios: Belém, Ananindeua e Marituba. Juntas, estas três cidades têm uma frota de cerca de 600 mil veículos.

“As ações do Detran estão concentradas principalmente nos horários de grande fluxo, a partir das 7 da manhã. Trabalhamos exclusivamente na fluidez devido a malha viária que não comporta isolamento de faixa para a operação de trânsito. Os agentes são orientados a analisar onde há maior quantidade de congestionamento para fazer intervenções táticas, sejam elas ‘puxar fluxo’, bloqueio temporário de retorno, inibir o tráfego nos acostamentos e atendimento de acidente de trânsito”, explicou Walmero Costa, diretor técnico operacional do Detran.

Cerca de 10 agentes trabalham em turno de 12 horas de serviço em regime de escala. As ações são realizadas 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.

Walmero Costa também destaca que o Detran já analisa propostas de mudanças para melhoria do fluxo na BR 316. As ações de mudança estão sendo estudadas em parceria com a Centra/Detran (Coordenadoria de Engenharia de Tráfego).