Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LITERATURA

Fundação Cultural doará 500 obras para frequentadores da Biblioteca Arthur Vianna

A ação, que visa incentivar a leitura em todas as faixas etárias, é alusiva ao Dia Mundial da Doação de Livros

Por Governo do Pará (SECOM)
14/02/2022 18h25

Em comemoração pelo Dia Mundial da Doação de Livros – 14 de Fevereiro, a Fundação Cultural do Pará (FCP) doará 500 obras ao público ao longo desta semana, com o objetivo de formar novos leitores e estimular a solidariedade e a circulação e troca de livros.

As doações ocorrerão no 2º andar da Biblioteca Pública Arthur Vianna. Os usuários do espaço poderão selecionar uma obra dentre os títulos disponíveis para doação. “A gente quer aproveitar e estimular as pessoas a frequentar a Biblioteca, e a escolher um livro ou gibi para si, de acordo com seu interesse”, informa Suzana Tota, diretora de Leitura e Informação da FCP.Os frequentadores da Biblioteca Arthur Vianna podem retirar uma obra durante a semana

Ainda segundo Suzana Tota, a doação de livros faz parte da rotina da Biblioteca Pública. “A Fundação, tradicionalmente, já trabalha essa missão de doar acervos para implantação e modernização de bibliotecas públicas”, acrescenta. Somente no ano passado, foram mais de 14 mil livros doados para bibliotecas municipais, escolas públicas e projetos sociais, entre outros beneficiados.

Autores paraenses - O Projeto Leitura por todo Pará, voltado para a formação de público leitor, fortaleceu essa atuação. Suzana Tota ressalta que “com o projeto isso foi ampliado, principalmente por meio do edital de cessão de livros de autores paraenses. Com esse edital, tivemos uma abrangência maior, alcançando casas penais, hospitais e outros projetos semelhantes”.

Os números confirmam o crescimento das doações. Apenas em janeiro de 2022, mais de 5 mil livros foram repassados para projetos de incentivo à leitura. “O Governo do Pará tem investido, de maneira muito significativa, na compra de livros. Nossos acervos são adquiridos por meio dessas verbas, para que a gente possa não só distribuir volumes, mas também acompanhar as bibliotecas públicas a partir de uma política de capacitação e qualificação de agentes culturais”, enfatiza a diretora.

Texto: Ascom/FCP