Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA FAMILIAR

IDEFLOR-Bio capacita agricultores de Novo Repartimento em Sistemas Agroflorestais

Produtores receberam orientações de plantio e manuseio em contato direto com a lavoura cacaueira

Por Aldirene Gama (SEDEME)
14/02/2022 09h04

Vinte nove agricultores familiares, entre moradores do assentamento Rio Gelado e vicinais do entorno do município de Novo Repartimento, no sudeste paraense participaram na última sexta-feira (11) de uma oficina de produção de substrato para cultivo de mudas em tubetes, um tipo de recipiente para germinação de plantas, e manejo para atividade cacaueira com técnicas de Sistemas Agroflorestais (SAFs).

A ação foi promovida em parceria entre Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade-IDEFLOR-Bio, por meio do Escritório Regional do Carajás (Marabá) e a Prefeitura Municipal de Novo Repartimento, através da Secretaria de Agricultura.

As famílias beneficiadas foram previamente cadastradas junto ao IDEFLOR-Bio no Projeto de Sistemas Agroflorestais (Prosaf), criado e coordenado pela Diretoria de Desenvolvimento Florestal (DDF) desse Instituto. O Prosaf é um projeto de promoção de recomposição florestal produtiva de áreas degradadas em propriedades de agricultores familiares, por meio do plantio de Sistemas Agroflorestais(SAFs), que consiste no plantio de várias espécies florestais e frutíferas nativas da Amazônia, presentes em cada região paraense. 

A presidente do IDEFLOR-Bio, Karla Bengtson, destaca a importância do trabalho integrado com instituições estaduais e municipais com objetivo de fomentar a agricultura familiar e a recomposição florestal produtiva de áreas degradadas, contribuindo com a diminuição do passivo ambiental em propriedades familiares, por meio do plantio de sistemas agroflorestais

A formação foi ministrada pela engenheira agrônoma e gerente do Escritório Regional de Carajás, do IDEFLOR-Bio, Keylah Borges e pelo técnico José Jenilson da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) do município de Anapu, e contou também com a participação de formandos do curso técnico em Agropecuária. 

Durante as aulas, ministradas direto no campo, os agricultores receberam orientações de plantio e manuseio em contato direto com a lavoura cacaueira e aprenderam sobre técnicas de manejo adequado de sementes em tubetes, preparo correto de substrato, a importância da boa drenagem do solo, espaçamento, tamanho adequado de cova para plantio, entre outras. No final da capacitação, a Secretaria Municipal de Agricultura de Novo Repartimento entregou aos agricultores ferticorretivos para aplicação na lavoura.

A engenheira agrônoma Keylah Borges destacou  a  importância do preparo correto do substrato para o desenvolvimento e boa qualidade da lavoura cacaueira. "As oficinas são necessárias para o repasse correto das técnicas de implantação dos Sistemas Agroflorestais com cacau. “Além da parte teórica, mostramos na prática como aplicar o ferticorretivo a lanço no plantio e, também no ato do plantio de mudas", disse a agrônoma.