Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Ações educativas do Detran chegam a Tomé-Açu e Santo Antônio do Tauá

Por Redação - Agência PA (SECOM)
13/11/2018 00h00

Os municípios de Santo Antônio do Tauá e Tomé-Açu, no nordeste paraense, receberam ações de educação no trânsito, realizadas pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), nas duas últimas semanas. O trabalho faz parte dos projetos “Detran na Comunidade” e “Detran na Escola”, desenvolvidos pela Coordenadoria de Educação do órgão, cuja finalidade é formar novos agentes para a educação no trânsito, além de difundir o conceito de comunidade segura e apresentar atividades nas instituições de ensino da rede pública e privada.

A coordenadora da ação em Tomé-Açu, Surama Soares, destacou a receptividade dos participantes. Em um dos locais escolhidos para a programação, a Vila Forquilha, localizada a 24 quilômetros da cidade-sede, 22 professores da rede municipal participaram da oficina ministrada pelos servidores do Detran. Foram realizadas dinâmicas de grupo, para que os docentes repassem aos alunos o que aprenderam.

A instrutora da oficina, Maria Luiza Helmer, que atua na Coordenação de Educação, informou que um dos exercícios utilizados foi a “teia de aranha”, que segundo ela é um “emaranhado que se forma no grupo para fazer alusão às situações vivenciadas no dia a dia do trânsito, e como sair dessas situações difíceis que ocorrem com frequência”. Também houve oficinas para 25 professores que atuam na sede do município. “Utilizamos as mesmas informações, com dinâmicas diversificadas”, disse Maria Luiza Helmer.

O trabalho foi realizado ainda com motoristas da Prefeitura de Tomé-Açu. “Participaram 14 condutores. Foi um curso de reciclagem. A interatividade e o interesse da turma foram positivos”, avaliou a instrutora.

Soluções – Em Santo Antônio do Tauá as ações ocorreram em escolas e na Praça Matriz. A equipe de educação participou da 5ª Feira Científica, realizada pelo Colégio Autêntico. Alunos, pais e professores participaram das atividades, destinadas a apresentar propostas e soluções para os problemas no trânsito. “Atingimos um público de 500 pessoas. O interesse da comunidade escolar e dos pais em buscar soluções para a questão do trânsito é louvável”, ressaltou a coordenadora de Educação do Detran, Linda Cantuária.

Outra escola visitada foi a “Major Cornélio Peixoto”, onde houve palestras educativas e atividades lúdicas, como o show de mágicas sobre o tema trânsito, e exibição de vídeos. O público ficou em torno de 150 pessoas, entre professores, alunos e seus responsáveis. Na Feira do Produtor, na Praça Matriz, as abordagens educativas beneficiaram os comerciantes.

A Coordenação de Educação apresentou a peça “Encantados no Trânsito”, além de atividade com hip hop, visando orientar o público sobre a importância da boa conduta no trânsito, e assim evitar acidentes.