Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INVESTIMENTO EM SEGURANÇA

Governo do Pará entrega lancha para a PM e rabetas aos pescadores, em Muaná

A lancha, entregue pela Segup, fortalecerá as ações policiais nos rios e, dessa forma, contribuirá para o combate aos crimes fluviais

Por Evaldo Júnior (SECOM)
07/02/2022 17h20

Para reforçar a segurança nos rios da região do Marajó, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), entregou na manhã desta segunda-feira (7), mais uma lancha, desta vez, destinada ao batalhão da Polícia Militar em Oeiras do Pará. A entrega foi realizada no município de Muaná.

“Um olhar especial para que o povo do Marajó tenha mais qualidade de vida. É mais uma embarcação que chega para o grupamento fluvial, que vai fortalecer a presença dos órgãos de segurança no Marajó. Aqui os rios são as ruas. Não é possível fazer o policiamento se não tivermos a sensibilidade de viaturas para as áreas urbanas e fluviais para proteção da população ribeirinha e dos pescadores para poder adentrar nos rios e nos furos do Marajó. Poder chegar aonde a população mora, enfrentando a pirataria, os ratos d’água e todos que queiram agir fora da lei”, disse o chefe do executivo, Helder Barbalho.

Esta já é a 19° lancha entregue pelo Governo do Estado, que vem fortalecendo e estruturando as regiões fluviais do Pará com a aquisição de equipamentos que possibilitem mais produtividade e eficiência nas ações policiais, em especial, nas que atendem as regiões de rio do Estado. A embarcação de motor de 150 HP possui também, sirene, giroflex, estofados, coletes salva-vidas e kit de salvatagem náutico. A lancha, entregue pela Segup, fortalecerá as ações policiais nos rios e, dessa forma, contribuirá para o combate aos crimes fluviais.

“Isso marca um ponto fundamental de mudança na história do policiamento no município da região. É uma lancha de porte maior, mais forte, mais robusta. O tempo de deslocamento até às ocorrências será muito menor a partir de agora. Isso nos dá poder de atendimento mais eficaz em casos de urgência. Mais de 50% da nossa população vive em áreas ribeirinhas, e essa iniciativa só vem agregar”, disse o Major Kojak, da 20ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar). 

Para a população do arquipélago, todos ganham com a iniciativa do governo do estado. “Esse tipo de transporte é fundamental para o deslocamento dos agentes daqui. Quando acontece um crime em uma área afastada, quando os policiais chegam lá, muitas vezes já não tem mais nada. Agora não, vai ser diferente. Há pouco tempo o governo fez uma entrega de outra embarcação. Dá para perceber que o governo está trabalhando, juntamente com o apoio dos nossos prefeitos”, disse dona Maria Soares, professora aposentada.

Mais investimentos - Os municípios de São Sebastião da Boa Vista, Muaná e Ponta de Pedras receberam hoje (07), em Muaná, 200 rabetas, que serão distribuídas para colônias de pescadores das zonas rurais da região. A entrega é uma iniciativa do Governo do Estado através do Pará Rural para fomentar a região de integração do Marajó.

O Governador, em mais uma etapa de agenda regional, entregou as rabetas para estimular a pesca artesanal na região. “Essa é uma atividade fundamental, o Pará se orgulha de ser o Estado com maior atividade de pesca artesanal do Brasil e deve fortalecer e favorecer os nossos pescadores”, Finalizou Helder. 

O Prefeito Getulio Brabo, de São Sebastião da Boa Vista, agradeceu ao governador Helder Barbalho por estar sempre presente atuando junto ao povo paraense. “Essas 100 rabetas são de grande importância para ajudar na economia dos pescadores da Colônia”.