Sedeme apoia instalação de fábrica de produtos florestais em Abaetetuba, no Baixo Tocantins
A empresa tem certificação ISO9001 para gestão de qualidade e, atualmente, negocia produtos brasileiros com mais de 60 países, incluindo o açaí
A ascensão do Pará para uma economia industrializada, em médio e longo prazos, ganha força e potencialidade com a atuação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará. A inauguração da empresa 100% Amazônia, em Abaetetuba, no Baixo Tocantins, é um exemplo do conjunto de políticas públicas do governo do Estado, através da Sedeme, junto ao setor privado.
A nova indústria trabalha com a produção de polpas de frutas e contribuirá para dinamizar a cadeia sustentável da hortifruticultura, na região, ressalta o secretário adjunto da Sedeme, Carlos Ledo.
“Estamos entusiasmados com a concretização desse projeto, que teve o pronto apoio do Governo do Estado desde o início de nossa gestão, em 2019, o que só reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento econômico por meio do fomento às atividades produtivas por todo o Estado”, afirmou.
Carlos Ledo e o diretor de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços da Sedeme, Mauro Barbalho, receberam a sócia-fundadora da empresa 100% Amazônia, Joziane Alves, no dia 3 deste mês, para discutir o andamento das obras de implantação da fábrica em Abaetetuba.
O diretor, Mauro Barbalho, destacou que o projeto foi um dos primeiros a ser financiado via Crédito do Produtor, pelo Banco do Estado do Pará (Banpará), com articulação da secretaria. Ele também informou que o encontro com os representantes da empresa oportunizou o conhecimento do cronograma físico-financeiro do empreendimento.
A empresa executa as principais etapas da construção do empreendimento e a expectativa é de que, na inauguração, o processo de produção de óleos fabricados a partir de produtos de origem amazônica já esteja em funcionamento.
No encontro com a Sedeme, a sócia-fundadora, Joziane Alves, esteve acompanhada por Fábio Hage. Eles afirmaram que o objetivo da empresa é fortalecer o seu papel de conexão entre comunidades locais e clientes internacionais, gerenciando o comércio e exportando produtos naturais com contribuições para a geração de renda para comunidades tradicionais.
A 100% Amazônia se define como uma empresa exportadora especializada em produtos florestais renováveis não-madeireiros. Ela se pauta, segundo os representantes, pelo desenvolvimento da cadeia de suprimentos a partir de ingredientes exclusivos para as indústrias de alimentos, bebidas e cosméticos. A empresa tem certificação ISO9001 para gestão de qualidade e, atualmente, negocia produtos brasileiros com mais de 60 países, incluindo itens como açaí, polpas congeladas, além de óleos e manteigas cosméticas.
“Na reunião falamos do apoio que o governo do Estado está dando, através da Sedeme e Banpará, para a concretização desse projeto de indústria 4.0 aqui no nosso Estado, no município de Abaetetuba. Definimos que a data de inauguração será no final do mês de abril, com a presença de todos os nossos apoiadores, como o Governo do Estado, que está nos apoiando de forma extraordinária”, afirmou Joziane Alves.
No encontro também foi definida a realização de uma visita institucional ao empreendimento pelo programa “Na Fábrica”, que reúne instituições do setor público e organizações do setor privado, com o objetivo de conferir de perto os últimos preparativos para a inauguração oficial.