Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital de Clínicas alcança melhor resultado em investimento dos últimos anos

Por Marcelo Leite (COSANPA)
02/02/2022 17h03

Em novembro de 2021, durante visita à Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), o governador do Estado, Helder Barbalho fez a entrega de um novo prédio e um novo angiógrafo para a realização de procedimentos hemodinâmicos. como cateterismos e angioplastias.

Para a obra e aquisição do equipamento - considerado um dos mais modernos do mercado - mais de R$ 3 milhões foram investidos na época. Somando as outras melhorias de infraestrutura e tecnologia nas áreas assistenciais e administrativas, a Fundação superou a marca de R$ 11 milhões em investimentos no ano de 2021, o que representa o melhor resultado nos três últimos anos.

O investimento em modernização de infraestrutura é um dos objetivos estratégicos do hospital para dar mais qualidade ao ambiente de trabalho e, consequentemente, aos serviços oferecidos à comunidade que busca atendimento de média e alta complexidade nas áreas de cardiologia, nefrologia e psiquiatria no Estado.

Além dos recursos para a hemodinâmica, a Fundação investiu também na aquisição de macas, poltronas articuláveis para pacientes e acompanhantes, reforma do sistema de prevenção e combate a incêndio, equipamentos de ultrassonografia, geradores elétricos, computadores e na implantação do sistema de gestão integrada e informatizada.

Alguns dos investimentos foram iniciados em 2021 com previsão para conclusão neste ano. É o caso da implantação do Sistema de Gestão Integrada Hospitalar da Fundação, que deve dar mais eficiência às rotinas administrativas, assistenciais e mais segurança no armazenamento dessas informações. 

Coordenador do Núcleo de Planejamento do HC, Ivison Carvalho ressalta que a gestão com base na organização de processos foi fundamental para o desempenho. “Alguns dos pontos mais importantes para chegarmos a esse resultado foram a definição de projetos prioritários com a alta gestão com base no orçamento inicial e planejamento para execução destes projetos, capacitação das lideranças sobre processos de aquisição de produtos e serviços, ferramentas de gestão, monitoramento mensal da relação das ações propostas e ações executadas e qualificação de fornecedores para garantir o cumprimento das obrigações previstas em contratos”, pontua Ivison.
 
Além das melhorias na assistência, os valores influenciaram também na performance global do hospital que conseguiu executar 98% de todo o orçamento disponibilizado para a instituição em 2021. “Este é outro resultado importante porque evidencia o uso de praticamente todos os recursos financeiros que foram destinados ao hospital, evitando desperdícios”, complementou Ivison.