Espaço Braille da Biblioteca Arthur Vianna receberá três óculos inteligentes
Dispositivos fotografam e escaneiam textos escritos e os transformam em áudio para permitir o acesso a pessoas cegas ou com deficiência visual
A Fundação Cultural do Pará recebeu óculos inteligentes, tecnologia inclusiva que possibilita às pessoas com deficiência visual acesso a textos impressos e digitais. A entrega foi feita em cerimônia, na última quinta-feira (27), no Cine Líbero Luxardo, e os três dispositivos serão destinados ao Espaço Braille da Biblioteca Pública Arthur Vianna.
Eles ainda não estão disponíveis para uso, pois os técnicos da biblioteca serão submetidos a treinamento. A tecnologia também vai auxiliar as pessoas com dislexia e não-alfabetizadas a terem acesso aos textos impressos ou digitais, reconhecimento facial, identificação de cores, produtos e cédulas monetárias. A Fundação administrará mais duas unidades dos óculos, que ficarão em duas UsiPaz do Governo do Estado. Os óculos inteligentes OrCam MyEye são um dispositivo com câmera intuitiva acoplada à armação dos óculos do usuário e fotografa, escaneia e transforma textos em áudio. A ferramenta também é capaz de detectar textos em português, inglês e espanhol.
Guilherme Relvas, presidente da FCP, comentou sobre a nova aquisição: “Nós estamos falando do espaço público cultural mais visitado da região Norte. Então, é uma responsabilidade muito grande que essa instituição tem, e aqui nós temos um atendimento diverso, públicos diversos, com demandas de informações diversas e, dentre todos públicos, nós temos as pessoas cegas, pessoas com baixa visão e para isso nosso acervo, e alguns desses serviços são especializados para essas pessoas. Então, nós temos aqui historicamente o que a gente chama de biblioteca Braille e que hoje não é mais só a biblioteca Braille, é a biblioteca que fica agora mais acessível ainda com esse equipamento que a gente recebe”, celebra.
EMENDA
A aquisição dos dispositivos foi feita com recursos obtidos via emenda parlamentar. Além da Fundação, outros espaços, como instituições sociais, receberão óculos inteligentes. Ao todo, aproximadamente 300 mil pessoas serão beneficiadas com a tecnologia.
*Texto de Julia Lopes (Ascom da FCP)