Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMBATE À PANDEMIA

População de Tomé-Açu recebe serviços da Policlínica Itinerante na quarta-feira (02) 

Ação conta com testagem para covid-19 e a orientação médica para o isolamento domiciliar e o tratamento da doença

Por Governo do Pará (SECOM)
01/02/2022 18h25

Em continuidade às estratégias de enfrentamento à Covid-19 em todas as regiões do Pará, nesta quarta-feira (02), a Policlínica Itinerante chega ao município de Tomé-Açu, no nordeste paraense. A ação do governo do Estado ficará na cidade das 08 às 16 h, com uma equipe de profissionais de saúde, para atendimento clínico da população com sintomas gripais e de casos leves e moderados de Covid-19, além de testagem para diagnóstico da doença.

A Poli Itinerante será instalada na Escola Municipal Anthódio Barbosa, na Avenida Magalhães Barata, 427, no bairro Maranhense. No local, o usuário será atendido por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além da equipe administrativa para dar  apoio à  operação. O objetivo é disponibilizar testagem para a população também fora da Região Metropolitana de Belém, e orientações médicas para quem testar positivo.Pessoas com síndromes gripais e sintomas leves e moderados de Covid devem procurar a Poli Itinerante

Para o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, a ação demonstra a rápida resposta do governo do Estado à terceira onda da pandemia no Pará. “Estamos no período do inverno amazônico, no qual é recorrente o aumento de casos gripais. Quando estes se intensificaram, junto aos casos de Covid, criamos uma operação para a garantia do atendimento médico e da testagem em massa da população por todo o Estado do Pará. E a Poli Itinerante vem se empenhando neste combate à pandemia, novamente, fora da Grande Belém”, destacou o titular da Sespa. 

Atendimentos - Para ser atendida, a pessoa não precisa de encaminhamento. Precisa apenas levar um documento de identificação oficial com foto e o comprovante de residência para fazer o cadastro. Caso apresente sintomas mais severos da doença, como falta de ar, dor no peito, febre alta e arritmias, a recomendação é que o usuário procure imediatamente atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e prontos socorros municipais.

Moradores serão testados para diagnóstico da Covid-19Tomé-Açu é o oitavo município da região nordeste a receber o projeto este ano, que foi retomado no último dia 19 de janeiro. “A Poli Itinerante é uma ação do Governo do Pará, desenvolvido por meio  da Secretaria de Estado de Saúde Pública, voltado para pessoas com sintomas gripais e de casos leves e moderados de Covid-19, além da testagem para a doença. Estas serão orientadas ao isolamento domiciliar, se houver a necessidade. No ano passado, a ação percorreu 22 municípios do interior do Estado. Ao todo, realizamos mais de 5 mil atendimentos médicos em 2021”, lembrou Liliam Gomes, diretora da Policlínica Metropolitana, responsável pelo gerenciamento do projeto.

A Poli Itinerante se soma a outras estratégias do Governo do Estado para conter a terceira onda de Covid-19 no Pará, como o mutirão de testagem na Região Metropolitana de Belém, a intensificação da vacinação e o aumento da fiscalização de estabelecimentos quanto à exigência do passaporte vacinal e às normas de higiene.

Serviço: Atendimento da Policlínica itinerante em Tomé-Açu. Data: 02 de fevereiro de 2022, das 08 às 16 h, na Escola Anthódio Barbosa, na Avenida Magalhães Barata, 427, no bairro Maranhense.

Texto: Roberta Paraense – Ascom/Policlínica