Novo Diário Escolar Digital melhora acompanhamento dos alunos da rede pública
A partir da próxima terá-feira (20) o Diário Escolar Digital (DED) terá um novo layout, para que os professores, por meio da escrituração digital, utilizem a tecnologia como aliada na transparência e celeridade do registro de informações sobre a vida escolar dos estudantes da rede pública estadual de ensino. A ferramenta é oferecida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) aos docentes. O DED está disponível no Portal da Seduc (www.seduc.pa.gov.br ), na aba Professor /Servidor/Diário de Classe, e pode ser acessado mediante inserção do número de matrícula e senha, devendo ser utilizado por todos os educadores da rede estadual.
A Instrução Normativa nº 8/2018/GS/Seduc, de 23 de outubro, padronizou os procedimentos quanto ao registro de dados e informações, documentando frequência, atividades pedagógicas, mapa de avaliação, registro de recuperação de desempenho, mapa demonstrativo de desempenho e campo de impressão. O preenchimento correto dos dados, sob a responsabilidade dos professores, é necessário para o encaminhamento de ações pedagógicas, para busca ativa e gestão e planejamento, uma vez que retratará a trajetória escolar do estudante nas etapas e modalidades da educação, em cada ano do ensino fundamental e médio.
O professor titular ou o professor substituto deve preencher e finalizar todos os campos do Diário Escolar vinculados ao monitoramento, em tempo real da vida escolar do aluno (registro de frequência ou ausência - preenchimento diário; desenvolvimento e acompanhamento das atividades pedagógicas, desempenho das aprendizagens via parecer avaliativo e/ou notas - preenchimento semanal para atualização), no prazo previsto no calendário letivo oficial.
Ao final de cada bimestre, a equipe pedagógica da escola analisará as informações registradas no DED, objetivando as intervenções educacionais necessárias à aprendizagem dos alunos. “Esse é um mecanismo que possibilita um melhor acompanhamento por parte dos professores e da direção da escola sobre a vida escolar dos alunos, o que contribui para que possamos ajudar em suas eventuais dificuldades de aprendizagem”, afirmou o secretário adjunto de Ensino, José Roberto Silva.