Projeto vai melhorar atividade pesqueira em tradicional comunidade santarena
A Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH) e o Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas (CRGBA) entregaram o projeto de engenharia do trapiche, rampa de acesso e flutuante de um porto que vai atender a comunidade pesqueira no entorno do lago Maicá e moradores do bairro da Jaderlândia, em Santarém, na região Oeste do Pará.
O projeto foi desenvolvido pela equipe técnica da CPH para atender a demanda encaminhada pela base da Colônia de Pescadores Z-20. Desde 2013 a comunidade vem se organizando no sentido de melhorar o acesso ao lago, que hoje enfrenta muitas dificuldades principalmente no período da seca, ocasião em que os pescadores precisam transportar pescados, redes, isopores e até mesmos motores rabetas.
De acordo com o secretário regional de Governo, a ideia de implantação do trapiche vai além da melhoraria de acesso ao lago, pois também contribuirá com o turismo de base comunitária que está sendo preparado. "As demandas da comunidade tiveram respaldo graças ao empenho da bióloga e professora Rosenildes Guimarães, que possibilitou a articulação com o Centro Regional de Governo, que após visitas técnicas levaram a entrega do projeto.