Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMBATE À PANDEMIA

Ações de saúde em bairros do TerPaz incluem testes e orientações para Covid-19

No sábado e domingo, equipes da Sespa vão oferecer a testagem a quem não conseguiu fazer o procedimento durante a semana

Por Mozart Lira (SESPA)
27/01/2022 18h08

Neste final de semana - sábado (29) e domingo (30) -, o Projeto “TerSaúde”, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em bairros atendidos pelo Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), será voltado para a “Ação Covid”, com testes e orientações sobre a doença. 

As atividades do sábado ocorrerão na Usina da Paz da Cabanagem e na Escola Barão de Igarapé-Miri, no bairro do Guamá, ambas em Belém. No domingo, os atendimentos serão na Escola Padre Benedito Chaves, no Jurunas, e na Escola Dom Calábria, no município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém. Em todos os locais, os atendimentos serão oferecidos das 8 às 13 h.A testagem é indicada a partir de 48 horas após o surgimento dos primeiros sintomas respiratórios

“O objetivo é oferecer essa alternativa para as pessoas aos finais de semana, para que tenham acesso a testes para detecção de Covid. Assim, o projeto é desenvolvido dentro das ações do TerPaz para dar vazão às demandas durante a semana, que são realizadas por outros polos de testagem implantados pelo governo do Estado”, explicou a coordenadora da Sespa no TerPaz, Alessandra Amaral.

Ainda segundo a coordenadora, a expectativa é que mais pessoas sejam atendidas e testadas, para que saibam das suas condições sorológicas. Em três anos de realização do TerPaz, é a terceira vez consecutiva que a Sespa muda o perfil de atendimento para oferecer, temporariamente, somente testagens e orientações para Covid-19 à população dos bairros atendidos pelo programa.

O titular da Sespa, Rômulo Rodovalho, destacou que com a “Ação Covid” o TerPaz é mais uma opção que o governo do Estado oferece à população para que tenha acesso aos testes, sobretudo para aqueles que não tiveram oportunidade de fazer o procedimento durante a semana.

A indicação é para que a testagem seja feita a partir de 48 horas após o surgimento dos primeiros sintomas respiratórios. Caso seja positivo para Covid-19 no teste de antígeno, cujo resultado sai na hora, a equipe de Vigilância Epidemiológica do município será acionada pela Sespa, para que sejam providenciadas ações de investigação, com o monitoramento do paciente e dos seus contatos.Governo continua investindo na testagem da população para conter a terceira onda de Covid-19 no Pará

Dessa forma, o paciente será submetido à nova coleta de Swab para realização do RT-PCR, que permite o sequenciamento genético para pesquisa de novas variantes.

Estratégia - As testagens também se somam às outras estratégias que o governo estadual realiza para conter a terceira onda de Covid-19 no Pará, como a intensificação da vacinação e o aumento da fiscalização de estabelecimentos quanto à exigência do passaporte vacinal e às normas de higiene.

“Mesmo com o avanço da vacinação, a pandemia ainda não acabou, e é essencial que todos continuem mantendo os protocolos de segurança, a higienização das mãos e o uso correto da máscara, e mantendo o distanciamento social”, destacou Rômulo Rodovalho.

Serviço: Ação Covid no Projeto Ter Saúde.

Sábado, 29/01, das 8 às 13 h.

Locais:

1 - Usina da Paz da Cabanagem - Avenida Damasco, n° 37, bairro da Cabanagem, Belém. Com distribuição de senhas.

2 - Escola Barão de Igarapé-Miri - Passagem Barão de Mamoré, n° 767, bairro do Guamá, Belém. Com distribuição de senhas. 

Domingo, 30/01, de 8 às 13 h.

Locais:

1 - Escola Padre Benedito Chaves - Rua dos Mundurucus, n° 760, bairro do Jurunas, Belém.

2 - Escola Dom Calábria - Rua Sexta, n° 576, bairro Nova União, em Marituba.