Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
31 ANOS APÓS INAUGURAÇÃO

Escola será reformada e beneficiará 1.400 alunos em Ananindeua

A Ordem de Serviço (OS) para a imediata reconstrução foi assinada em uma cerimônia realizada na área de recreação da escola nesta quinta-feira (27)

Por Evaldo Júnior (SECOM)
27/01/2022 12h28

 

Na manhã desta quinta-feira (27), o governador Helder Barbalho anunciou a reforma completa da Escola Estadual Profª Regina Coeli Souza, localizada no bairro do Paar, em Ananindeua, na Grande Belém. A iniciativa, que faz parte da política de valorização a educação, vai beneficiar mais de 1.400 alunos que estudam na unidade.

“Essa escola, com mais de 30 anos de construção, está localizada em um dos bairros mais importantes da Região Metropolitana de Belém, e será totalmente reformada. Fico feliz em poder voltar, pois estive aqui na inauguração. Eu tinha a idade desses alunos. Quando eu voltar aqui, quero poder vê-la novamente, mas moderna e adequada. Nas condições que esses alunos merecem”, disse o Chefe do Executivo, Helder Barbalho.

A Ordem de Serviço (OS) para a imediata reconstrução foi assinada em uma cerimônia realizada na área de recreação do colégio, e contou a participação de alunos, professores, diretores, gestores e da secretária de Educação do Pará, Elieth de Fátima Braga: “Essa é uma escola importantíssima para o bairro do Paar. Em breve vamos devolver essa unidade em sua plenitude à população, seguindo assim a sua política de reconstrução e fazendo educação de qualidade em todo o Estado. Nós já entregamos, até aqui, 87 escolas e vamos seguir fazendo as intervenções necessárias nas escolas que tiverem necessidade”, destacou a titular.

Atualmente, o espaço de aprendizagem oferta o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), Ensino Médio Regular (1ª a 3ª série), a Educação de Jovens e Adultos (EJA) Médio e o Atendimento Educacional Especializado (AEE), nos turnos da manhã, tarde e noite.

Aluno da 6ª série do ensino médio, Antônio Miranda da Silva estuda no local há quatro anos. Ele diz que esse momento sempre foi um sonho: “O ensino daqui é excelente. Não temos nada a reclamar. Professores atenciosos e local mais ainda. É lógico que ainda existe algumas pendências, principalmente na estrutura. Quando o diretor falou para todos nós que isso iria acontecer, foi uma emoção total. A gente pensou que isso nem iria acontecer. Eu sempre vi outras escolas sendo entregues e ficava só na vontade de também ser beneficiada”, enfatizou a estudante.

O investimento total será superior a R$ 2,6 milhões de reais, que serão destinados para a reconstrução da unidade escolar, que tem previsão de entrega para 180 dias. A obra será executada por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com recursos provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Esse não é o único investimento feito nas escolas da região, segundo o gestor da 13ª Unidade Seduc na Escola (USE), Alan Dias:

"É um trabalho incansável. Temos outras três unidades que foram totalmente estruturadas. É um ganho histórico. Primeiro pelo nosso bairro, que tem uma demanda grande. Esse avanço vem para proporcionar um avanço dentro de sala de aula, melhorando também o desempenho no bairro. Há consequências, proporcionando a redução na criminalidade, na inclusão social”, pontuou. 

Mais educação 

O Governo do Pará, por meio da secretaria de Estado de Educação (Seduc), já entregou, desde o início da atual gestão,  87° escolas novas e reconstruídas em todo o Estado. A última entrega ocorreu no início desta semana, em Belém.

A Escola Estadual Visconde de Souza Franco foi devolvida à comunidade escolar totalmente revitalizada. A unidade, que oferece a modalidade integral para o Ensino Médio, também passa a abrigar a sede da 8ª Unidade Seduc na Escola (USE), a Coordenação de Educação Especial (Coees) e o Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE). Durante a agenda foram entregues ainda dois ônibus para pessoas com deficiência.