Equipe de educação do Detran desenvolve ação em Baião
Escolas estaduais, municipais e particulares, feiras livres, associação e academia voltadas especificamente para o público da terceira idade, são alguns dos pontos visitados pela equipe de educação do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) que se encontra no município de Baião, na região do Baixo Tocantins. O trabalho está sendo realizado desde o último domingo (18) e se estende até o próximo dia 23.
O objetivo da ação é sensibilizar e disseminar atitudes, que, por meio dos moradores locais, entidades da sociedade civil, órgãos governamentais e outras organizações, mobilizem ações que reforcem o comportamentos seguro e preventivo no trânsito. Para incentivar a adoção de atitudes positivas, que ajudem a reduzir acidentes, a equipe da Coordenadoria de Educação do Detran participa da programação alusiva ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes. As atividades se estenderam, também, aos municípios próximos.
Recentemente, o governo do Estado fez a entrega oficial da terraplenagem e alongamento da PA-151 no trecho entre a sede do município de Baião e a comunidade de São Joaquim de Ituquara. Um total de 46 Km de estrada expandida. A equipe de educação do Detran está atuando na área com atividades diversificadas que orientam condutores, pedestres, motociclistas e ciclistas.
A coordenadora da equipe, Generosa Moura, disse que em média, somente na programação do domingo, cerca de 300 pessoas chegaram a ser alcançadas com as mensagens repassadas pelo Detran. “Nosso objetivo é atingir o máximo de pessoas de Baião e arredores. Estamos frisando com a sociedade a importância de se ter um comportamento não só seguro no trânsito, como solidário. A gente lembra que somente ano passado mais de mil pessoas tiveram suas vidas ceifadas no Pará em função dos acidentes de trânsito”.
Entre as instituições visitadas pela equipe está a Escola Estadual Francisca Nogueira com a participação de 120 alunos de duas turmas do ensino médio. O trabalho chegou, ainda, a 65 idosos atendidos pela Academia de Saúde da Pessoa Idosa. A equipe estendeu suas ações, também, na saída dos romeiros que participaram do Círio da Vila Cardoso, em Baião.