Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TECNOLOGIA

Adepará terá novo sistema de inteligência agropecuária

A previsão é a de que com nova plataforma, ações de monitoramento, fiscalização e defesa agropecuárias no estado do Pará fiquem mais ágeis e eficazes

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
25/01/2022 17h04

Para aprimorar ainda mais o sistema de inteligência agropecuária em uso, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) está implantando um novo sistema que atuará com moderna plataforma tecnológica e dará ainda mais agilidade e eficácia às ações de monitoramento, fiscalização e defesa agropecuárias no estado do Pará. Para isso, foi realizada reunião de implantação do novo sistema, na manhã desta terça-feira (25), na sede da autarquia, em Belém.

“Com o avanço do agronegócio e dos status dos diversos programas sanitários trabalhados pela Adepará, entendemos que é necessário cada vez mais investimentos no controle e processamento das informações geradas por nós. Assim, estamos trabalhando para isso e aliaremos a tecnologia para dar celeridade às nossas ações”, explica o diretor geral da Adepará, Jamir Macedo.

A proposta de instituir a gerência de inteligência surgiu após a verificação da necessidade do aprimoramento dos mecanismos de fiscalização e vigilância agropecuária do Estado do Pará. Observou-se também que o serviço de inteligência, além do controle do trânsito agropecuário, necessita de um efetivo controle do cadastro e das informações epidemiológicas geradas através de vigilância ativa.

Assim, a Gerência de Trânsito Agropecuário juntamente com a Gerência de Arrecadação, coordenadas pela Diretoria de Defesa e Inspeção Animal, começaram a realizar levantamentos e visitas técnicas às instituições que já possuem um serviço de inteligência consolidado com o objetivo de buscar conhecimento, experiências e firmamento de cooperações técnicas que são fundamentais para a implantação do serviço no Pará.

Expertise

Para conhecer mais sobre o serviço de inteligência e os sistemas utilizados para monitoramento, fiscalização e vigilância agropecuária do estado do Mato Grosso do Sul, considerado como uma referência, uma equipe técnica da Adepará visitou início do mês a Agência de Defesa Sanitária, Animal e Vegetal Estado de Mato Grosso do Sul (Iagro).

Na oportunidade, os técnicos paraenses puderam trocar experiencias e informações para a implantação do serviço de inteligência da Adepará. Além disso, o intercâmbio de informações também contribuiu para o aprimoramento do serviço de defesa agropecuária do Estado do Pará. 

As reuniões ocorreram na unidade central da Iagro e em um dos Postos de Fiscalização Agropecuária daquele estado, locais onde a equipe também teve a oportunidade de conhecer in loco as atividades desenvolvidas pelos colegas, além de avaliar as instalações físicas e infraestrutura tecnológica da Agência do MS.

A equipe técnica que fará parte do novo serviço é composta pela Gerência de Trânsito Agropecuário, Paulo Bastos; gestor do Sistema de Integração Agropecuária da Adepará, José Roberto; gerente do Programa de Erradicação da Febre Aftosa, Samyra Albuquerque; coordenador da Unidade de Cadastro da Adepará, Rômulo Albuquerque e o médico veterinário Joylson Bentes, todos sob a coordenação da Diretoria de Defesa e Inspeção Animal, Jefferson Oliveira.

“A nossa experiência aliada ao que observamos das experiências de nossos pares de outros estados nos leva a concluir que é necessário que façamos a modernização do registro das informações e da vigilância e aliemos esses dados à tomada de decisões da Agência. Desse modo, estamos realizando a implantação desse novo sistema de inteligência aqui na Agência de Defesa do Pará”, informa o diretor de Defesa e Inspeção Animal, Jefferson de Oliveira.