Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CURSOS

Usina da Paz Cabanagem garante capacitação profissional a moradores de Belém

Curso de informática básica teve início nesta terça-feira (25) e poderá representar chances para a comunidade no mercado de trabalho

Por Elizabeth Teixeira (SEAC)
25/01/2022 17h18

A diarista Gleuce Ramos, 39 anos, não escondia a alegria em poder participar, junto com a filha de 18 anos, do curso de Informática Básica, que está sendo ofertado na Usina da Paz Cabanagem, em Belém. A atividade iniciou na manhã desta terça-feira (25) por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet). 

Gleuce Ramos e a filha fazem o curso de informática básica‘’É uma oportunidade para muitos que não têm condições financeiras de pagar um curso, como eu, que estou tendo o privilégio de aprender várias coisas que não sabia, já que não tenho quase contato com computador. E poder fazer essa qualificação junto com uma das minhas filhas é ainda melhor’’, afirmou Gleuce, que é moradora do bairro da Cabanagem há 25 anos.

De acordo com o instrutor do Curso de Informática Básica, o objetivo da formação é levar as noções básicas sobre o assunto até pessoas que nunca tiveram acesso à informática, ou as que querem agregar mais conhecimento.  

‘’A ideia do curso é mostrar para os alunos o computador, como é realizado o acesso à internet, como utilizar os programas de edição de texto, planilhas para análise de tarefas, Windows, os programas básicos, dar dicas e mostrar atalhos, com o intuito de que esses alunos possam ter um conhecimento sobre a informática’’, ressaltou o instrutor.

Alana Marques, 14 anos, é estudante do 6° ano do ensino médio, e destacou a importância desse complexo para a comunidade.

‘’Esse complexo está ajudando não só a mim, mas como toda a comunidade. Eu sempre tive vontade de fazer um curso de informática, mesmo sendo a primeira aula, já aprendi várias coisas que não sabia, estou muito feliz’’, disse ela.   

 

Sobre a Usina 

A Usina realiza diversas atividades voltadas para o público em geral. São ofertados mais de 80 serviços gratuitos, disponibilizados pelos órgãos e entidades parceiras do Estado, como espaços para atividades esportivas; salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança; capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade.

‘’Hoje nós iniciamos vários cursos aqui na Usina da Paz Cabanagem, e um deles foi o de Informática Básica e amanhã (26) também iniciará outra turma, nós estamos muito felizes, porque a procura pelos cursos e os outros serviços disponibilizados aqui no complexo está sendo grande, o que mostra que a população acreditou no projeto. É importante ressaltar que nos próximos dias, outros cursos também serão disponibilizados para a população", relatou a gerente geral da Usina da Paz Cabanagem, Ivanilda Vieira. 

Também há espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca. Além disso, será disponibilizado pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) sinal de wi-fi gratuito para os moradores que vivem próximo à Usina da Paz.

O complexo funciona de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 22h, aos sábados e domingos, das 8h às 18h.