Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROJETO

"Caravanas Solidárias" fazem a diferença na doação de sangue por todo o Pará

Projeto do Hemopa estimula a mobilização de voluntários à doação e proporciona um aumento efetivo no estoque do hemocentro

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
25/01/2022 15h20

Irmãs de Xinguara mobilizaram a cidade para doar sangue para o pai, afetado pela dengue hemorrágicaAs irmãs Jéssica e Thais Coelho, moradoras do município de Xinguara, sudeste do Pará, receberam a notícia de que o pai, Paulo Coelho, está precisando de sangue, pois contraiu dengue hemorrágica. Para salvar o pai, as duas mobilizaram a cidade.

“Nosso pai está internado e teve a necessidade de receber bolsas de sangue e plaquetas. Visto que nossa região, os hemocentros estavam com estoques baixos, mobilizamos um projeto de doação de sangue, não só para ajudar nosso pai como também ajudar a muitas outras pessoas que estão precisando e abastecer a agência da nossa cidade, que é referência para algumas cidades”, explicou Jéssica.

O Hemopa mais próximo de Xinguara fica localizado a 115km de distância, em Redenção. A caravana das irmãs Coelho juntou pessoas de Xinguara e de Sapucaia, município vizinho, e chegou animada, com muita disposição, mesmo após encarar mais de uma hora de viagem. “Esse projeto se concretizou graças a Deus e ajuda de amigos, colegas e apoiadores. Venho dizer que foi uma experiência incrível, emocionante e linda. Eu e minha irmã desejamos continuar para que outras pessoas que precisam sejam beneficiadas”, complementou Jéssica.

Após conhecerem o projeto, irmãs Coelho devem manter iniciativaO Projeto Caravana Solidária, da Fundação Hemopa, é uma proposta de mobilização de voluntários à doação que proporciona um aumento efetivo no estoque de sangue, uma vez que amigos, vizinhos, colegas de trabalho se juntam para comparecer juntos na unidade de coleta.

“Este é um fôlego necessário para os estoques de sangue. Principalmente, neste período difícil em que estamos vivendo, pandemia, surto de gripes, chuvas fortes, fatores que acabam diminuindo o comparecimento de voluntários aqui no Hemopa Redenção”, destacou Silvia Oliveira, farmacêutica bioquímica do Hemopa Redenção.

O Hemopa Redenção fica na Avenida Santa Tereza, Centro. O atendimento é de segunda a sexta, das 7h30 às 12h30. Ppara saber mais informações ligue para a unidade (94) 98414 -3955.

Monte a sua Caravana Solidária

As unidades de coleta estão sempre prontas para receber as caravanas solidárias. Junte amigos, familiares, vizinhos e vá ao Hemopa mais próximo de você.

Para doar, basta ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem levar um responsável legal para autorizar a doação voluntária); pesar mais de 50kg e estar muito bem de saúde. É obrigatório apresentar um documento de identificação oficial com foto, podendo ser RG, CNH, Carteira de Trabalho ou Passaporte. Carteiras de meia passagem e xerox de documento não são aceitas.

Para quem teve Covid-19, precisa esperar 10 dias após a cura para doar sangue. Mas atenção, a contagem começa a partir da recuperação completa da doença. Mesmo quem esteve assintomático e testou positivo para a Covid-19, deve esperar os 10 dias para voltar aos Hemocentros.

E para quem teve contato com pessoas com o novo coronavírus, deve esperar 7 dias após o último contato. Não apresentando nenhum sintoma, pode fazer a doação.

É importante lembrar também para quem recebeu a vacina contra a Covid-19 deve esperar 7 dias. E quem se vacinou contra gripe, 48h.

Qualquer dúvida, só ligar para Ouvidoria no 0800 280 8118.