Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEDIDAS

Governo do Estado inicia obra de cabeamento e recomposição da ponte do Outeiro para liberação do tráfego

Ministério Público do Estado e Tribunal de Contas do Estado acompanham a licitação da contratação das obras

Por Dayane Baía (ARCON)
23/01/2022 15h19

O governador Helder Barbalho inspecionou, neste domingo (23), as operações de transporte dos moradores da ilha do Outeiro para o continente. O tráfego está interrompido na ponte de Outeiro, depois que um dos pilares caiu após uma colisão de uma embarcação.

As obras para a recomposição, reestruturação e requalificação da ponte do Outeiro já foram iniciadas. “Hoje, nós concluímos a viabilização de flutuantes que permitirão com que já nesta segunda-feira (24), ao amanhecer, nós tenhamos lanchas rápidas interligando 24 horas o Distrito de Outeiro com Icoaraci. Da mesma forma, também, que os navios que estão fazendo linha CDP/Sotave para o Terminal Hidroviário de Belém passarão a sair da 7ª Rua, portanto, concentrando todos e facilitando a vida das pessoas e a fiscalização e o acompanhamento dos órgãos públicos”, afirmou Helder Barbalho.

Neste domingo, também foi iniciado o trabalho de cabeamento para viabilizar o tráfego de pedestres e veículos leves em um prazo de 15 dias. Entre as medidas tomadas na ocasião estão a centralização das embarcações na rampa da 7ª Rua em Icoaraci; além da disponibilização de lanchas rápidas 24h por dia. “Nós já estamos, neste momento, com os cabos que permitirão com que os tabuleiros que continuaram possam ser preservados e nós possamos fazer com que através deste cabeamento, num prazo de duas semanas, restabelecer a liberação da ponte do Outeiro para tráfego de pessoas e veículos leves, principalmente bicicletas e motocicletas”, explicou o governador

Ministério Público do Estado e Tribunal de Contas do Estado acompanham a licitação da contratação das obras. O projeto deve estabelecer que a ponte seja estaiada permitindo que a abertura do vão central meça 100 metros, 60 a mais do que atualmente, e já preparando a base para a duplicação futura, considerando o crescimento populacional e da demanda na ilha.