Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OFICIALIZAÇÃO

Estado avança em regularização de terras com entrega de 138 títulos em São Francisco do Pará

Documento emitido pelo Iterpa atesta a segurança jurídica aos proprietários, o que também facilita o acesso das famílias a linhas de crédito específicas

Por Ronan Frias (DETRAN)
21/01/2022 18h44

Agricultores familiares da comunidade Agrocasa, localizada na zona rural do município São Francisco do Pará, no nordeste paraense, foram beneficiados nesta sexta-feira (21), com títulos de terras do governo paraense. O documento emitido pelo Instituto de Terras do Pará (Iterpa) foi entregue pelo governador Helder Barbalho durante a realização de agenda na cidade.

"Nós estamos realizando um sonho de 138 famílias. Usem esse pedaço de chão para aumentar a produção, para poder aumentar a renda, para poder cada vez mais aumentar a qualidade do produto. Agora vocês podem bater no peito e dizer 'esse pedaço de chão é meu, ninguém me tira', acreditem", frisou Helder.

Seu Paulo Evangelista Gonçalves é um dos agricultores familiares que foi beneficiado pela iniciativa do Governo do Estado. O aposentado recebeu em mãos o documento e explicou que com essa entrega, vai poder realizar ações que não poderia sem o título. "Eu sou aposentado e continuo trabalhando com a roça. Esse era o nosso sonho, estar respaldo com o que a gente tem. Porque às vezes a gente precisava do documento para dar segurança na hora de um empréstimo, mas não tinha. Essa entrega pra gente que é da agricultura é uma benção muito grande".

Segundo o presidente do Iterpa, Bruno Kono, "O governo do Estado vem promovendo regularização fundiária. Principalmente de processos antigos que não andavam. Estamos trabalhando as demandas históricas. Aqui fizemos um trabalho recorde concluído em 60 dias. O que está sendo feito hoje, aqui em São Francisco do Pará, está sendo feito em todas as regiões do Pará".

O documento emitido pelo Instituto de Terras do Pará (Iterpa) atesta a segurança jurídica aos proprietários, o que também facilita o acesso das famílias a linhas de crédito específicas.

De acordo com o prefeito de São Francisco do Pará, professor Marcos, a entrega dos títulos atende a uma demanda dos moradores que se arrastou por anos, mas que a atual gestão tratou como prioridade. "A população estava com medo de não ter o título. Mas a equipe do Iterpa foi incansável e conseguiu realizar a entrega. Principalmente porque as famílias aguardavam por esse documento há 17 anos. O governador tem sido presente em nossa cidade, não só nessa ação, mas em várias outras".