Emater e prefeitura firmam parceria para fortalecer assistência técnica a agricultores de Gurupá

Para este ano, com o apoio da Embrapa, está prevista uma programação de capacitação para agricultores familiares

21/01/2022 18h28 - Atualizada em 21/01/2022 23h27

Gestores e técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e da Prefeitura Municipal de Gurupá, no Arquipélago do Marajó, se reuniram no escritório central do órgão estadual, em Marituba, na Região Metropolitana de Belém, para alinhar informações sobre a renovação do Termo de Cooperação Técnica entre as partes, e ainda sobre parcerias para melhorar o atendimento de agricultores do município.

De acordo com o diretor Técnico da Emater, Paulo Lobato, na reunião ocorrida na terça-feira (18) foram tratadas questões referentes à reorganização da equipe técnica local com a contratação, por meio de Processo Seletivo Simplificado, de um profissional para atuar no município. “Na reunião, informamos aos representantes da Prefeitura que será contratado um engenheiro florestal e nomeado um novo coordenador do escritório local, em virtude do falecimento do servidor que ocupava o posto”, informou o diretor técnico. 

Emater a Prefeitura de Gurupá: trabalho integradoA Prefeitura cederá um técnico em Agropecuária, além de auxiliar administrativo e auxiliar de serviços gerais.

Participaram da reunião o secretário municipal de Agricultura, José Maria Bahia; o assessor da Prefeitura, José Roberto Santos, e o técnico do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Elber Pombo.

Capacitação - Em Gurupá, o escritório local funciona no mesmo prédio do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio). Em 2020 foi registrado o atendimento de 153 famílias beneficiárias de assistência técnica e extensão rural (Ater) pública.

No município, o carro-chefe da produção da agricultura familiar é o extrativismo, com o manejo de açaizais. Já estão previstas para 2022, com a parceria da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), várias capacitações para agricultores familiares de Gurupá.

Texto: Paula Portilho - Ascom/Emater

Por Luana Laboissiere (SECOM)