Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EXCELÊNCIA

Hospital Regional do Tapajós realiza cirurgia inédita no sudoeste do Pará

Paciente foi um homem de 40 anos. Ele passou por uma microcirurgia neurológica, que durou cerca de 6h e foi um sucesso

Por Luana Laboissiere (SECOM)
21/01/2022 11h00

Procedimento durou seis horas e a avaliação é de que foi um sucessoO Hospital Regional do Tapajós (HRT), localizado no município de Itaituba, no sudoeste do Pará, deu um importante passo para sua consolidação como serviço de alta complexidade em neurocirurgia na região. Foi realizada no último sábado (15) a primeira microcirurgia neurológica da unidade, procedimento cirúrgico até então inédito no sudoeste do Pará. O paciente foi Gleison dos Anjos Oliveira, de 40 anos, morador de Itaituba.

Paciente apresentava tumor cerebral profundoO neurocirurgião do HRT – responsável pela microcirurgia – médico Erik Jennings explicou que “o paciente estava há vários meses com muita dor de cabeça, e não movimentava plenamente o lado esquerdo do corpo. Ele foi diagnosticado com um tumor cerebral profundo, que precisaria no mínimo ser abordado para biópsia ou sua retirada total. Então acessamos o tumor através do auxílio de um microscópio cirúrgico específico, e ressecamos a lesão".

“O paciente acordou imediatamente após o procedimento cirúrgico, e foi encaminhado para a UTI. Já teve melhora do quadro e não apresentou nenhum tipo de intercorrência”, relatou o médico. O paciente recebeu alta na última quarta-feira ( 19), e apresenta uma boa evolução, acrescentou Jennings.

“O Governo do Estado sempre buscou alcançar o objetivo de levar atendimento de excelência à população, tanto do ponto de vista de recursos humanos, como de materiais e equipamentos. E esse procedimento microcirúrgico é um exemplo perfeito dessa busca. Conseguimos aliar o profissionalismo de um especialista dedicado e proativo, com a disponibilidade de insumos e ferramentas de qualidade”, comemora a diretora do HRT, Karla Cajaiba.

Paciente de 40 anos já recebeu alta e se recupera em casa, em Itaituba


Texto: Moisés Sodré/Ascom HRT