Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RECONHECIMENTO

Emater recebe do Banco do Brasil certificado de destaque pelo fomento à agricultura familiar

Só a Regional de Marabá atende a mais de 570 famílias de produtores agrícolas de 21 municípios

Por Governo do Pará (SECOM)
20/01/2022 20h51

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) recebeu nesta quarta-feira (19), em Marabá, no sudeste paraense, o certificado de destaque como órgão fomentador da produção familiar rural, por meio da intermediação de contratos de financiamento em linhas de crédito específicas para a agricultura familiar da região, concedido pelo Banco do Brasil.

"Esse é um reconhecimento não só com relação ao acesso ao crédito, mas de incentivo ao investimento, à introdução de novas tecnologias que aumentem a produtividade e, com isso, a renda dos produtores em todo o Pará", ressaltou o presidente da Emater, Rosival Possidônio.

A homenagem ocorreu nas dependências da agência Folha 22 do Banco do Brasil, com a presença do gerente de Atendimento de Agronegócio, Wilson Pires, e da gerente-geral em exercício, Luciana Leal.

O produtor de leite Valdeir Mendes Braga, morador da comunidade Santo Antônio, no município de Jacundá, na região Sudeste, foi contemplado no segundo semestre de 2021 com a liberação de R$ 45 mil, para investimento na pecuária leiteira.

Segundo estimativa da Emater, ele deve aumentar, em dois anos, em até 40% a produtividade. "A assistência dos técnicos da Emater, o assessoramento para conseguir o financiamento para nossas atividades, é muito importante, nos ajuda muito", afirmou Valdeir Braga.

Abrangência - O Escritório Regional de Marabá da Emater abrange os escritórios locais de Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Breu Branco, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Marabá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento, Palestina do Pará, Parauapebas, Piçarra, Rondon do Pará, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, São João do Araguaia e Tucuruí.

"Com acesso a linhas de financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar, o Pronaf, Programa Fomento, Programa Nacional de Crédito Fundiário, o PNCF, para investimentos em diversas cadeias produtivas, nossas equipes em 21 municípios atendem a 575 famílias produtoras", destacou o supervisor regional de Marabá, Aguiberto Zico Rodrigues.

Por meio de projetos de crédito rural, elaborados por técnicos da Emater, foram contratados R$ 86.077.376,72, através de várias instituições financeiras, para investimento em diversas cadeias produtivas em todo o estado.

Texto: Paula Portilho - Ascom/Emater