Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Estado entrega lancha para reforçar ações de combate à criminalidade em Santa Cruz do Arari

Com novos equipamentos, a embarcação será essencial às ações integradas de segurança pública nos rios do Marajó

Por Walena Lopes (SEGUP)
20/01/2022 18h21

Além de motor 60 HP, a lancha é equipada com sirene, radar, sonar, rádio, GPS, giroflex, coletes salva-vidas e kit de salvatagemO Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), entregou nesta quinta-feira (20) uma lancha para a Polícia Militar do município de Santa Cruz do Arari, no Arquipélago do Marajó. O objetivo é reforçar e atender ocorrências relacionadas aos crimes fluviais praticados na região. A lancha faz parte do reaparelhamento do Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFlu), visando à descentralização de embarcações policiais para a prevenção de crimes nos rios paraenses, por meio de ações estratégicas.

"A estratégia do governo do Estado em reforçar os órgãos que atuam no Sistema de Segurança Pública, notadamente da Polícia Militar e da Polícia Civil, é de extrema importância para que possamos agir de forma mais eficaz nas operações policiais. A aquisição dessa embarcação para atender as diligências do município de Santa Cruz do Arari, que precisava desse reforço, nos ajudará ainda mais no combate à criminalidade na região”, afirmou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior.Governador Helder Barbalho entregou a embarcação à Prefeitura de Santa Cruz do Arari no Palácio do Governo, em Belém

A lancha recebeu novos equipamentos, após a recuperação do casco. A lancha possui motor 60 HP, e está equipada com sirene, radar, sonar, rádio, GPS, giroflex, estofados, coletes salva-vidas e kit de salvatagem náutico. O valor do investimento é de aproximadamente R$ 32 mil.

Ações integradas - A embarcação será utilizada pela Polícia Militar, atendendo ainda às operações integradas com os demais órgãos do Sistema de Segurança Pública, como s Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar. É a 18ª embarcação, com equipamentos novos, entregue pelo governo do Estado, por meio da Segup.Autoridades presentes à entrega da lancha

O secretário adjunto de Gestão Operacional da Segup, coronel Alexandre Mascarenhas, ressaltou que os rios do Pará são rotas importantes, que precisam de uma atenção maior da segurança pública. “O governo do Estado hoje fez a entrega de mais uma lancha de 60 HP, dessa vez para o município de Santa Cruz de Arari, para que dessa forma possamos reforçar o policiamento na região ribeirinha e atender à demanda da população, diminuindo o tempo de resposta para possíveis acionamentos, além de trazer mais segurança e tranquilidade pra toda a população daquela região. Sabemos que o Estado do Pará, na região amazônica, possui uma bacia hidrográfica muito grande. Dessa forma, o Sistema de Segurança Pública, através da Segup, está investindo na aquisição de novas embarcações, para que possamos dar maior segurança e atender de forma eficiente as demandas de segurança pública nesses municípios, principalmente os da região do Marajó”, pontuou Alexandre Mascarenhas.