Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Segup instala câmeras de monitoramento nas vias de embarque e desembarque nos portos de Outeiro

Equipamentos foram instalados nas rampas de embarque e desembarque dos portos localizados na 7ª Rua de Icoaraci e na Rua da Brasília, em Outeiro, com objetivo de verificar e monitorar o fluxo de pessoas no local

Por Walena Lopes (SEGUP)
19/01/2022 12h01

O Governo do Estado por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) continua empreendendo esforços para minimizar as consequências em torno do acidente, ocorrido na última segunda-feira (17) na ponte que dá acesso ao distrito de Outeiro. Câmeras de monitoramento eletrônico foram instaladas nos portos que estão sendo utilizadas para o translado da população a fim de prevenir e garantir maior segurança e tranquilidade à população afetada pelo acidente.

As câmeras de monitoramento da Segup foram instaladas nas rampas de embarque e desembarque dos portos localizados na 7ª Rua de Icoaraci e na Rua da Brasília, em Outeiro, com objetivo de verificar e monitorar o fluxo de pessoas no local, como explica o secretário adjunto de Gestão Operacional da Segup, coronel Alexandre Mascarenhas. 

“Duas câmeras de monitoramento foram instaladas nos portos, tanto da 7º Rua  de icoaraci quanto  na Rua da Brasília em Outeiro justamente para que o Sistema de Segurança possa monitorar atitudes suspeitas, além da movimentação de pessoas. O objetivo é de identificar de forma preventiva alguma ação que possa  vir a ocorrer  e que  afete a segurança pública. Outro intuito é para que os órgãos que estão fazendo gerenciamento dessa situação possam ter informações, em tempo real,  para que subsidiem as tomadas de decisões, além de garantir maior tranquilidade e segurança para as pessoas que estão sendo afetadas por essa ocorrência”, disse o secretário.

As câmeras estão sendo monitoradas 24h por dia no Centro Integrado de Comando e Controle do Estado (CICC) que foi ativado, especialmente, para acompanhar e monitorar as ações de segurança pública que estão sendo executadas, de forma conjunta, pelos órgãos de segurança pública, tanto da esfera estadual quanto municipal, além da Secretaria de Transporte do Estado e da Marinha do Brasil.

Monitoramento

O monitoramento eletrônico já vem sendo realizado pelo Sistema de Segurança no distrito de Icoaraci, assim como em Outeiro. Além destas, outras duas câmeras também foram instaladas na ponte que sofreu o acidente. As imagens das câmeras servirão de subsídio para as tomadas de decisões, e também para o monitoramento de pessoas e carros que estão proibidos de trafegar no local, pontuou o secretário de Operações da Segup.

Coronel Alexandre Mascarenhas é secretário adjunto de Gestão Operacional“Além das duas câmeras instaladas pelo Governo do Estado de forma emergencial, justamente para atender diretamente essa ocorrência, também existem outras câmeras do Sistema que já estão instaladas, tanto em Icoaraci quanto em Outeiro, que também estão ajudando no monitoramento e na movimentação de pessoas e no fluxo de veículos. Agora também, de forma emergencial, o Governo do Estado e a Segup determinaram a instalação de câmeras para monitorar a ponte com o objetivo de verificar e impedir o fluxo de pessoas e veículos por cima da ponte, e também o fluxo de embarcações, visto que uma portaria da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental foi baixada proibindo o tráfego de qualquer embarcação sob a ponte até que haja a sua liberação”, destacou Alexandre Mascarenhas.

Estrutura 

O Sistema de Segurança Publica mantém o esquema de segurança em Outeiro e reforçou as ações com a instalação também de tendas e de grades de proteção para organizar e disciplinar o fluxo de pessoas e carros nas embarcações viabilizadas pelo Estado, para o translado da população de Outeiro. Foram instalados também banheiros químicos para garantir maior conforto às pessoas que necessitam dos portos para a sua movimentação.