Seduc oferece 12 cursos e oficinas na UsiPaz da Cabanagem, em Belém

As atividades são direcionadas às crianças, jovens e adultos que residem nas imediações deste novo complexo de serviços do Governo do Estado

19/01/2022 10h48 - Atualizada em 05/02/2022 13h14

Com a inauguração da 1ª Usina da Paz (UsiPaz) em Belém, no bairro da Cabanagem, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai ampliar a oferta dos atendimentos educacionais prestados à população. Apenas neste novo complexo de serviços gratuitos do Governo do Estado, são mais de 700 vagas ofertadas, distribuídas entre 12 cursos e oficinas.

O espaço foi entregue pelo governador Helder Barbalho na última quarta-feira (12), durante as comemorações pelos 406 anos de Belém. A iniciativa se destaca como um modelo de política pública articulado e inovador no Brasil, que busca o fortalecimento comunitário e o resgate da cidadania, que é integrado ao Programa Territórios Pela Paz (TerPaz).

No local, serão disponibilizadas aulas de reforço escolar para alunos do 5°, 6° e 9° anos do Ensino Fundamental, preparatório ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), curso livre de inglês, alfabetização para jovens e adultos, iniciação à leitura e escrita musical, handebol, badminton, atividades funcionais, natação para Pessoas com Deficiência (PcDs), manbol, além de oficinas de poesia, contação de histórias e mediação de leitura.

“Este é um lindo projeto, que tem como um dos pilares a educação. Neste aspecto, a Seduc é a grande referência e, assim como na UsiPaz do Icuí-Guajará, em Ananindeua, vamos disponibilizar diversos serviços, cursos e oficinas para os moradores do bairro da Cabanagem. Portanto, faremos com que o poder transformador da educação mude a vida dessas pessoas”, enfatizou a secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga.

 

Matrículas

As inscrições foram abertas na última segunda-feira (17), de maneira presencial, na recepção da UsiPaz da Cabanagem. A disponibilidade das vagas vai depender do fluxo das demandas para cada curso e oficina. É importante ressaltar que será necessário levar originais e cópias do RG, CPF e comprovante de residência, para que as matrículas possam ser efetivas no complexo de serviços. 

“Essas atividades buscam fazer com que a comunidade tenha acesso a formação de qualidade e possibilitar a geração de emprego e renda, melhorando a educação no próprio bairro. Na UsiPaz da Cabanagem, assim como no Icuí-Guajará, vamos promover o reforço escolar, por meio de cursos específicos de Língua Portuguesa e Matemática, entre outras diversas ações pedagógicas”, afirmou a coordenadora do TerPaz - Seduc, Ivete Brabo.

Além da Seduc, mais de 20 instituições do Governo do Estado vão disponibilizar capacitações e serviços aos moradores da Cabanagem. Algumas delas, são: Fundação Cultural do Pará (FCP), Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), Fundação ParáPaz, Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), entre outras.

 

Serviço

A UsiPaz da Cabanagem fica localizada na Av. Damasco, nº 37, próximo à Estrada do Benjamin, funciona de terça a sexta-feira, das 8 às 22h, e aos sábados e domingos, das 8 às 18h. Para entrar no complexo de serviços é necessário apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19.

Texto: Marx Vasconcelos, com a supervisão de Vinícius Leal/ Ascom Seduc

Por Luana Laboissiere (SECOM)