Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CUIDADO

Corpo de Bombeiros ajuda no resgate de animais deixados nas enchentes de Marabá

Cães e gatos são abandonados no telhado de casas invadidas pelas águas. Animais são salvos com ajuda de bombeiros e voluntários

Por Bruno Magno (SEOP)
19/01/2022 09h36

Com as enchentes do Rio Tocantins, em Marabá, sudeste paraense, muitos animais, como cães e gatos, foram abandonados ou se perderam de seus tutores. Uma ação articulada pelo projeto “Resgatando e doando com amor” e Corpo de Bombeiros de Marabá resgata e alimenta os animais, depois os encaminha para abrigos e lares provisórios. Na última terça-feira (17), a força-tarefa esteve na Avenida Pará, no bairro Santa Rosa, na Marabá Velha, uma das áreas atingidas pelas cheias. 

“Com o aumento de nível do rios, não só as famílias são atingidas, os animais sofrem muito com isso. A maioria dos animais são abandonados e estamos aqui para dar apoio na ação de resgate e alimentação dos animais”, explica o soldado Weverson Silva, do Corpo de Bombeiros de Marabá, que esteve na ação. 

Na Avenida Pará, a força-tarefa encontrou muitos animais nos telhados das casas, alguns deles estavam assustados e desnutridos. Quando a equipe não consegue resgatar o animal, deixa ração para alimentá-lo. Para conseguir realizar o trabalho, o projeto conta com ajuda de voluntários, que são mobilizados por meio das redes sociais. 

“Esse é o primeiro ano dessa trabalho, pois estamos em uma situação crítica, água nunca havia chegado a essa altura em 20 anos, e tivemos muitos pedidos de resgate e tivemos que tomar a frente. Nós já conseguimos pegar 30 gatos e contamos com o apoio do Corpo de Bombeiros para isso”, explica Cíntia Piedade, coordenadora do projeto. 

O Corpo de Bombeiros do Pará orienta aos tutores para que, no caso de enchentes, procurarem um lugar seguro para minimizar a ansiedade dos animais, levá-los com a família para abrigos ou casas de parentes. O animal deve ser impedido de beber água parada ou consumir alimentos estragados. Os tutores também precisam ter cuidado para não chegarem perto de tomadas elétricas ou fontes de energia.