Governo passa a oferecer testes para Covid-19 em quatro pontos em Belém e Ananindeua

População poderá procurar locais caso esteja com sintomas de síndromes gripais ou quem teve contato com pessoas infectadas ou suspeitas de Covid-19 nos últimos 15 dias

18/01/2022 12h21 - Atualizada em 19/01/2022 09h27

A partir desta quarta-feira, 19, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), vai disponibilizar à população de Belém e de Ananindeua 1.000 testes para detecção de Covid-19 em quatro pontos distintos. 

Em Belém serão três pontos: um no Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), com 500 testes disponíveis à população de segunda a sexta-feira, de 9 às 17 horas, e o outro na Usina da Paz, no bairro da Cabanagem, com 150 testes disponíveis ao dia, de terça a sexta-feira, só que de 9h às 17 horas. 

O terceiro ponto de Belém será restrito aos servidores públicos do Estado e funcionará em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa), com 200 testes ao dia. Os interessados devem procurar o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), que fica ao lado do Bosque Rodrigues Alves, no Marco, munidos de contracheque e de documento de identidade com foto.  O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, de 9h às 17 horas. 

Em Ananindeua, outros 150 testes diários contra a Covid-19 estarão disponíveis à população na Usina da Paz do Icuí-Guajará, de terça a sexta-feira, de 9h às 17 horas. 

Os novos centros de testagem compõem uma ação da Diretoria de Vigilância em Saúde da Sespa, por meio do Departamento de Epidemiologia, Vigilância Sanitária e Laboratório Central do Estado (Lacen). Assim, a população poderá procurar o local caso esteja com sintomas de síndromes gripais ou quem teve contato com pessoas infectadas ou suspeitas de Covid-19 nos últimos 15 dias. 

Caso seja positivo para Covid-19 no teste de antígeno, cujo resultado é na hora, a equipe de Vigilância Epidemiológica do município será acionada pela Sespa, para que sejam providenciadas ações de investigação, com o monitoramento do paciente e dos seus contatos. Dessa forma, o paciente será submetido à nova coleta de Swab para realização do RT-PCR, que permite o sequenciamento genético para pesquisa de novas variantes.

O secretário de Saúde do Pará, Rômulo Rodovalho, explica que, além desses locais, a Sespa prossegue oferecendo o ponto fixo de testagem no Aeroporto Internacional de Belém, onde já foram realizados mais de 10 mil testes desde sua implantação em 21 de julho do ano passado. “A pandemia não acabou e é muito importante que possamos intensificar as ações para a coleta de exames para Covid-19, pois podemos observar a rápida mutação do vírus”, declarou. 

É importante que a população de Belém saiba que os atendimentos seguem à disposição na URE Reduto, na avenida Doca de Souza Franco com Manoel Barata, sobretudo pra quem tiver sintomas leves e moderados de Covid-19, como febre baixa, dor de cabeça, perda de olfato e paladar, tosse e coriza. “Mesmo com o avanço da vacinação, a pandemia ainda não acabou e é essencial que todos continuem mantendo os protocolos de segurança, higienização das mãos, uso correto da máscara e manter o distanciamento social”, aconselha.

Caso o paciente esteja apresentando sinais e sintomas mais severos, como falta de ar, a orientação é que procure, imediatamente, atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e prontos-socorros.

Serviço:

Novos Centros de Testagens contra a Covid-19 implantados pelo Governo do Pará

1. O Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), da Seduc (Travessa Dom Romualdo de Seixas, nº 1215, entre Oliveira Belo e Diogo Móia). Funcionará de segunda a sexta-feira, de 9 às 17 horas. 
2. Usina da Paz, no bairro da Cabanagem (Avenida Damasco, nº 37, próximo à Estrada do Benjamin). Funcionará de terça a sexta-feira, de 9 às 17 horas. 
3. Universidade do Estado do Pará – Uepa (Travessa Perebebuí com Avenida Almirante Barroso, no bairro do Marco). O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, de 9 às 17 horas, mas restrito aos servidores públicos estaduais.
4. Usina da Paz do Icuí-Guajará (Estrada do Icuí-Guajará). Funcionará de terça a sexta-feira, de 9 às 17 horas.

Por Mozart Lira (SESPA)