Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Polícia Militar inicia cursos de formação de praças e oficiais

Milhares de candidatos aprovados no concurso público começaram a preparação para a carreira militar

Por Governo do Pará (SECOM)
17/01/2022 22h44

Os candidatos aprovados e classificados no concurso público de admissão ao Curso de Formação de Praças (CFP) e Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar começaram na manhã desta segunda-feira (17) as atividades programadas para a semana. No CFP, mais de 3 mil alunos se apresentaram nos polos distribuídos por todo o Estado. Já no CFO, a apresentação ocorreu no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), localizado em Marituba, município da Região Metropolitana de Belém.Os cursos vão preparar praças e oficiais que ampliarão o efetivo da Polícia Militar do Pará

A Academia de Polícia Militar (APM) "Coronel Fontoura", vinculada ao Departamento-Geral de Educação e Cultura (Degec), recebeu 178 novos alunos habilitados para integrarem o CFO. Após 21 dias de adaptação, os futuros oficiais, que exercerão cargo de chefia e liderança ao logo da carreira militar, deverão cumprir 100 dias de internato no Iesp. Neste período, será transmitido o Programa de Formação de Valores - com lições acerca de valores, como ética e disciplina -, em consonância com as disciplinas curriculares.

Familiares de alguns alunos foram autorizados a acompanhar a apresentação do primeiro dia no CFO. "Acho que todos gostamos muito do que vimos, e as expectativas são as melhores possíveis. Meu filho está determinado a seguir carreira na Polícia Militar. Sempre se identificou muito com a corporação. Acha que é o perfil dele. Agora, depois de ver de perto toda a estrutura, estamos dispostos a apoiar com todas as nossas forças", garantiu Mauro Teixeira, 52 anos, funcionário público estadual e pai do aluno Mateus Teixeira, 25 anos.A Academia de Polícia Militar recebeu 178 alunos

"Foi realizado todo um planejamento estratégico ao longo dos últimos meses, para garantir formação técnica e profissional de excelência para todos os 178 alunos, distribuídos em cinco pelotões. O curso terá duração de 18 meses, e será realizado dentro de um espaço totalmente revitalizado, com alojamentos e salas de aula climatizadas, e suporte tecnológico necessário para desenvolver o aprendizado", garantiu o coronel Celso Machado, comandante da APM.

Também estiveram presentes ao ato o titular da Degec, coronel Albernando Silva, e o diretor do Iesp, coronel BM Antônio Bentes.

Formação de Praças – Na semana de adaptação do CFP, os comandantes e instrutores possibilitam o primeiro contato do aluno com a vida militar, por meio da rotina na unidade-escola. Neste primeiro contato, lições básicas sobre os regulamentos são repassadas para que os mais de 3 mil praças especiais entendam como será a vida no ambiente militar.

Em Belém, o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), localizado no Complexo Operacional da PM, no bairro do Souza, recebeu 862 alunos. Com o prédio recém-inaugurado, a unidade-escola terá pela primeira vez a capacidade que comportar 20 pelotões.

Na próxima segunda-feira (24) começarão a ser ministradas as disciplinas presenciais e a distância do curso, que será dividido em três módulos e desenvolvido de forma simultânea em 25 polos, em todo o Estado. Cerca de 2 mil instrutores devem ministrar as disciplinas da grade curricular do curso. Entre as disciplinas estão policiamento ostensivo geral (POG), defesa pessoal, treinamento físico militar, tiro policial e gerenciamento de crise.Lições básicas sobre os regulamentos são repassadas aos novos alunos

Para o tenente-coronel Arthur Silva, comandante do Cfap, a unidade-escola busca ser referência no Norte e Nordeste do País no que tange ao ensino da praça policial militar, por isso vem se aperfeiçoando para elevar o nível de qualidade. A pesar do número expressivo de alunos, o comandante disse que ''vai dar certo, porque a gente está trabalhando para de dê certo. E daqui a nove meses nós vamos entregar o melhor policial para a sociedade'', enfatizou o tenente-coronel.

Além do comandante do Cfap, participaram o subcomandante da unidade, major Rayol Paes, e o chefe do Corpo de Alunos do Cfap, major Adamus Vasconcelos.

Texto: Josuelton Chagas e Matheus Soares – Ascom/PM