Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROGRAMA RECOMEÇAR

Benefício de um salário mínimo começa a ser pago a famílias atingidas pelas enchentes em Marabá

Auxílio financeiro emergencial determinado pelo Governo do Pará, o recurso é liberado exclusivamente para famílias cadastradas, em agências do Banpará

Por Bruno Magno (SEOP)
17/01/2022 19h22

Entre as várias iniciativas do governo do Estado para apoiar as famílias atingidas pelas cheias dos rios Tocantins e Itacaiúnas, que banham Marabá, no sudeste paraense, uma já começou a se concretizar na tarde desta segunda-feira (17): o pagamento de um salário mínimo, R$ 1.212,00, previsto pelo Programa "Recomeçar", oferecido em caráter emergencial pelo Governo do Pará. Os saques são feitos exclusivamente em agências do Banco do Estado do Pará (Banpará), por famílias em situação de vulnerabilidade, que precisam do apoio financeiro para reconstruir os imóveis atingidos pelas cheias.Raimunda Moura Santos já sacou o recursos concedido pelo governo do Estado

Ainda nesta segunda-feira, as equipes da Defesa Civil do Estado fizeram triagem nos abrigos e encaminharam famílias para o cadastramento na sala do gabinete de crise, no Centro Regional de Governo do Sudeste, das 8 às 17 h.

A subida dos níveis dos rios Tocantins e Itacaiúnas no município já atingiu 2.836 famílias, sendo 640 desabrigadas, 1.384 desalojadas, 401 ribeirinhos atingidos e 411 ilhadas.

Os técnicos da Defesa Civil do Estado também foram ao abrigo São Félix, no distrito de São Félix, para levar as 35 famílias à agência bancária para recebimento do recurso. Entre os já beneficiados está a dona de casa Raimunda Moura Santos, 61 anos, moradora da Rua São Félix, no distrito, que precisou deixar sua casa. Ela disse que vai utilizar o dinheiro para se reestruturar. “Agora vou esperar a água descer para ver como ficou minha casa. Mas com essa ajudar do governador Helder Barbalho vou comprar um fogão, porque perdi o meu, comprar remédios e alimentação. Agradeço muito ao governador por essa ajuda”, acrescentou Raimunda Santos.

O benefício chegou também para o pescador aposentado Jovalino Alves de Oliveira, 62 anos, cuja residência foi tomada pelas águas do Rio Tocantins. “Esse dinheiro chegou em boa hora. Minha casa está debaixo d’água, e eu tenho remédios controlados para comprar, que custam R$ 400,00. Isso já me ajuda. Meu dinheiro da aposentadoria é pouco, e estou sem minha casa. Agradeço muito ao governador, porque essa ajuda veio em boa hora. Ele tem uma visão muito boa sobre isso. Que Deus abençoe e dê força na sua caminhada”, disse o aposentado.O aposentado Jovalino de Oliveira, outro beneficiado pelo Programa "Recomeçar"

Decreto - O Programa “Recomeçar” concede em situações emergenciais auxílio financeiro, em parcela única, a famílias em situação de vulnerabilidade social. De acordo com o decreto assinado pelo governador Helder Barbalho, e publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), o programa vai atender vítimas de calamidade pública ocorrida no primeiro semestre de 2022, e em situação de emergência ocasionada pelas fortes chuvas, deslizamentos, inundações, enxurradas e alagamentos. O objetivo do governo é oferecer às famílias um valor que possa ser utilizado na reconstrução dos imóveis danificados pelas águas.

Para ter acesso ao benefício, a família deve ter renda mensal de até três salários mínimos e residir em imóvel atingido diretamente pelas fortes chuvas, de forma grave.

“O governador Helder Barbalho determinou que toda estrutura do Estado seja colocada à disposição da população de Marabá. Estamos concentrando todos os órgãos de governo na Secretaria Regional para articular as ações. Nós estamos trabalhando no sentido de minimizar o sofrimento dessas pessoas. Hoje, cerca de 2.500 famílias já foram atingidas, e o rio continua a subir. Mas o governo vai dar toda a assistência para essas famílias", afirmou o secretário Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto.