Equipe da ONU aprova estrutura do Centro de Monitoramento Ambiental
Uma equipe da Organização das Nações Unidas (ONU) Ambiente aprovou a estrutura do Centro de Monitoramento Ambiental (Cimam), instalado em Belém pelo governo do Estado. A comitiva conheceu o Centro de Monitoramento na quarta-feira (21), onde foi recebida pelas secretárias adjuntas Diana Castro e Verônica Bittencourt, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), e por Hildegardo Nunes, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).
A visita técnica incluiu uma reunião sobre um projeto de monitoramento da agenda urbana. A equipe visitou todas as dependências do Centro, avaliando as ferramentas de monitoramento e gestão ambiental.
Jordy Cover, um dos membros da comitiva da ONU, elogiou a estrutura e o desenvolvimento de tecnologias para a defesa do meio ambiente. “O Cimam é uma excelente organização. Eu gostei bastante. Hoje vi o mapa das florestas e observamos a credibilidade do trabalho, da organização para tentar controlá-lo. Há sempre muito trabalho para fazer. É uma grande área para cobrir. Acho que a tecnologia é sagaz para o trabalho”, ressaltou.
Guilherme Wiedman, do Ministério de Ciência e Tecnologia, integrou a comitiva e disse que “pelo que deu para a gente ver, daria pra passar vários dias explorando. Me pareceu muito inteligente a tecnologia para fazer monitoramento de questões importantes para o Estado e para toda a região amazônica. Acho que é um exemplo para o resto do País a forma que a Semas empregou os recursos humanos. O modelo de negócio que vocês têm do Cimam me pareceu bem elaborado. A Semas está de parabéns!”