Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
APOIO

Sedap repassa motocicleta e insumos para fomentar a agricultura familiar de Moju

Os veículos fazem parte das ações em apoio à agricultura dos municípios que integram a Região de Integração do Tocantins

Por Luana Laboissiere (SECOM)
14/01/2022 13h59

Com a finalidade de contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar do município de Moju, na Região de Integração do Tocantins, a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (Sedap) repassou, na manhã desta sexta-feira (14), uma motocicleta de 160 cilindradas, 12 pulverizadores (sendo quatro de 20 litros e oito de cinco), kits sementes e adubo. A entrega ocorreu no estacionamento da sede da Secretaria e contou com a participação de representantes da Diretoria da Agricultura Familiar da Sedap (Dafa) e da Secretaria Municipal Agropecuária, Pesca, Indústria, Comércio e Serviços de Moju (Semapi).

No município, pelo menos 60% da população vive da agricultura familiar, segundo informou o secretário municipal de agricultura, Alexandre de Lima Menezes. Ele destacou que o repasse irá permitir a melhor operacionalização do trabalho de assistência técnica e, no caso específico do veículo de duas rodas, a visita dos técnicos ao campo, pois permitirá o acesso mais rápido junto aos trabalhadores rurais.

“Estamos agora apoiando serviços de hortas urbanas e esses pulverizadores irão servir muito aos trabalhadores; a motocicleta irá auxiliar a nossa equipe no desenvolvimento da visita às comunidades dos agricultores familiares”, informou o secretário.

A mandioca e o dendê são o forte da agricultura familiar de Moju, segundo esclareceu o gestor de agricultura. Outras culturas que também começam a se destacar, segundo ele, são o cacau e a pesca artesanal além da escavação de tanques. “Temos outras, como produção de pitaya, mas o forte mesmo é a produção de farinha e do açaí nas comunidades ribeirinhas e de terra firme”, ressaltou.

Quilombolas

A engenheira agrônoma da Dafa, Clarice Leonel, que acompanhou o repasse do material, explicou que da remessa entregue, quatro pulverizadores serão destinados às comunidades quilombolas de Conceição do Minindeua, São Manoel, Jacundaí e Ribeira.

“E para as hortas periurbanas, que são um cinturão verde do município, que corresponde ao que a Sedap tem hoje e que é o nosso papel de política pública; esse material é para produzir alimentação de qualidade, com segurança alimentar para a população da periferia”, frisou a especialista. Ela ressaltou que a ação atende a política do Governo do Estado de fomento à agricultura familiar, não só rural como urbana e periurbana.

A Sedap, segundo informou Clarice Leonel, participa na região também da implantação dos chamados Sistemas Agroflorestais (SAFs). Há 167 sistemas na região, segundo frisou, apoiados pela Secretaria de forma intersetorial com outros órgãos que atuam na agricultura familiar, como o Ideflor e Emater, por exemplo.

A gestora suplente da Região de Integração do Tocantins, Deusimar Rodrigues, que também é engenheira agrônoma da Sedap, explicou que além do veículo entregue nesta sexta-feira, a Sedap já repassou motocicletas para o município de Igarapé-Miri. Ainda serão entregues para Baião e Oeiras do Pará.

Texto: Rose Barbosa/Ascom Sedap