Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INVESTIMENTO

Terminal Hidroviário de Curralinho segue em obras de reconstrução e adequação

Os operários trabalham na finalização dos serviços de cobertura, revestimento do piso, parede e forno do porto, que tem 660m² de área. Com a conclusão, receberá embarcações que fazem várias linhas na região, com destinos para demais municípios marajoaras

Por Bruno Magno (SEOP)
14/01/2022 13h15

O Terminal Hidroviário de Passageiros de Curralinho, no arquipélago do Marajó, segue em obras de reconstrução e adequação realizadas pelo Governo do Pará, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH). O novo porto, que deve ser entregue em breve, vai beneficiar cerca de 32 mil habitantes da região e dar mais conforto e segurança aos usuários.

"Assim com os demais terminais hidroviários da ilha do Marajó, o terminal de Curralinho está recebendo uma grande obra de modernização que vai proporcionar mais segurança aos passageiros. Por exemplo, vamos contar com rampa metálica e flutuante, equipamentos que o antigo porto não possuía. Mas também vamos ter sala de embarque, cadeiras confortáveis, bebedouro, enfim, uma grande estrutura para quem embarca ou desembarca no município", destaca Hugo Hachem, presidente em exercício da CPH. 

Estrutura

No momento, os operários trabalham na finalização dos serviços de cobertura, revestimento do piso, parede e forno do porto, que tem 660m² de área. A rampa metálica e o flutuante para embarque e desembarque de passageiros estão sendo construídos em Belém e serão instalados em breve. Já foram feitas as revisões de toda a instalação de esgoto e hidrossanitária, bem como combate a de combate a incêndio e instalações elétricas.

A obra é realizada de acordo com os padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), órgão que regulamenta portos pelo Brasil. Com a reconstrução e adequação, o porto ganhará sala de embarque, carrinhos para transporte de bagagens, salas para órgãos oficiais, banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência, lanchonete, tv, guarda-volumes e guichês para vendas de passagens.

O Terminal também contará com estação de tratamento de esgoto, sinalização interna e novas instalações elétricas e hidrossanitárias. Já a obra naval compreende instalação de rampa metálica articulada e flutuante para embarque e desembarque de passageiros, equipamentos que o antigo porto não oferecia aos usuários.  

Localizado às margens do rio Pará, o Terminal Hidroviário de Curralinho receberá embarcações que fazem várias linhas na região, com destinos para demais municípios marajoaras. Todos os 16 municípios da ilha do Marajó terão seus terminais hidroviários construídos ou reconstruídos pela CPH.