Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA

Em Belém, Usina da Paz Cabanagem vai oferecer serviços voltados à área da Saúde

Com a parceria da Sespa, comunidade terá acesso a atendimento médico, psicológico, odontológico, palestras, regulação, entre outros serviços

Por Elizabeth Teixeira (SEAC)
12/01/2022 10h23

Na tarde desta quarta-feira (12), o Governo do Estado do Pará vai entregar a segunda Usina da Paz, localizada no bairro da Cabanagem, em Belém, e que dentre os serviços oferecidos, disponibilizará alguns deles voltados para a área da saúde, como atendimento médico, psicológico, odontológico, palestras, regulação e entre outros.

Moradora do bairro da Cabanagem há 20 anos, a doméstica Cláudia Silva, 47 anos, não esconde a ansiedade com a inauguração do complexo. 

Cláudia Silva conta que a ansiedade da comunidade é grande para utilizar o espaço e serviços‘’Eu estou muito feliz com a chegada da Usina aqui no bairro porque sei que vai trazer ainda mais benefícios para a comunidade. Eu e minha família pretendemos usufruir bastante desse complexo, principalmente no que diz respeito à área da saúde e de esporte. Aqui no bairro nós estávamos precisando de um espaço assim’’, afirmou Cláudia.

A autônoma Socorro Meirelles vive na Cabanagem há 33 anos, e contou que já foi uma das beneficiadas com as ações de saúde itinerantes do TerPaz, e agora celebra a chegada dos serviços permanentes por meio da UsiPaz.

Socorro Meirelles vive na comunidade e relata já ter sido beneficiada pelas ações de saúde"Eu estava há anos precisando de uma consulta com um oftalmologista, mas foi graças ao TerPaz que essa espera acabou. Fui muito bem atendida durante uma ação de saúde aqui perto de casa, logo recebi um encaminhamento para o oftalmo e consegui resolver o meu problema. Agora com a chegada desse complexo e dos serviços de saúde que vão estar disponíveis, acredito que mais pessoas serão beneficiadas, estou muito feliz com tudo isso", disse ela.

A ação é realizada pela Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa). A coordenadora da Sespa no TerPaz, Alessandra Amaral, ressaltou a importância do trabalho que já vem sendo realizado pelo programa TerPaz e da chegada de mais uma Usina da Paz.

Parceria

‘’Além dos serviços itinerante que já realizamos aqui na Cabanagem com as ações de saúde, implantadas desde 2019, agora na Usina da Paz vamos ter um espaço fixo, onde vamos trazer serviços como palestras alusivas de cada mês, atendimentos: médicos, odontológico, psicológico e a regulação, que é quando é necessário encaminhar o paciente para realizar algum exame específico, ou consultas especializadas, quando a pessoa procura esse serviço já sai de lá com o agendamento. Os atendimentos vão ocorrer de terça a sexta", destacou a coordenadora da Sespa no TerPaz, Alessandra Amaral.

Alessandra Amaral explica as áreas de atendimento em saúde que ficarão à disposição dos moradoresAmaral avaliou ainda "Para nós, da Sespa, a chegada de mais um complexo é muito importante porque já estamos fazendo parte do TerPaz, e da UsiPaz Icuí-Guajará e nós sabemos da necessidade da população e que eles precisam de mais esse suporte voltado para a área da saúde. Também temos a expectativa de trabalhar integrado com outras secretarias e órgãos, trazendo mais saúde para essas pessoas’’.

Residente no bairro da Cabanagem há 5 anos, a autônoma Samara Monteiro, 32 anos, possui uma venda de açaí próximo ao complexo. Ela contou que está muito feliz com a chegada da Usina da Paz.

‘’O programa TerPaz, veio para melhorar a nossa vida aqui no bairro da Cabanagem, e tenho certeza que a Usina vai ser uma extensão desse trabalho, porque são serviços contínuos, precisamos de um espaço assim, eu e minha família pretendemos realizadas consultas médicas e odontológicas. Além de trazer minha filha de 13 anos para fazer cursos e atividades esportivas’’, concluiu a moradora.

 

Serviços

Além de cursos de capacitação, disponibilizados a partir de quinta-feira (13), a Usina da Paz Cabanagem vai ofertar mais de 80 serviços gratuitos, como espaços para atividades esportivas; salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança; capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade.

Também há espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca. Além disso, é disponibilizado pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) sinal de wi-fi gratuito para os usuários desta unidade.

 

UsiPaz

É um complexo comunitário integrado ao programa Territórios Pela Paz (TerPaz) que já está em funcionamento no Icuí-Guajará, em Ananindeua, desde o mês de outubro do ano passado, ofertando diversas atividades, cursos e possibilidades para o público em geral. No primeiro trimestre de funcionamento, a Unidade registrou mais de 20 mil atendimentos. Em Belém, outras 4 unidades estão em construção, nos bairros do Benguí, Guamá, Terra Firme e Jurunas. Além da capital, Marituba, Canaã dos Carajás, Parauapebas também vão receber unidades.

O complexo vai funcionar de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 22h, aos sábados e domingos, das 8h às 18h.