Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ARTE E CAPACITAÇÃO

Fundação Cultural leva à Usipaz da Cabanagem biblioteca infantil e oficinas de música e dança

A primeira Usina da Paz da capital paraense também vai oferecer aos finais de semana atividades de incentivo à leitura

Por Governo do Pará (SECOM)
11/01/2022 20h39

O Governo do Pará entrega nesta quarta-feira (12), as 16 h, como parte das comemorações pelos 406 anos de fundação de Belém, mais uma unidade da Usina da Paz (UsiPaz), a primeira na capital paraense, no bairro da Cabanagem. A Fundação Cultural do Pará (FCP), uma das parceiras do projeto, passa a ofertar atividades para a população, por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, além de administrar três espaços: a biblioteca, a sala de estudos e a sala de música.

A Biblioteca Infantil da Cabanagem vai ter um espaço ainda maior, com o objetivo de ampliar os serviços ao público com atividades lúdicas diárias, empréstimo de livros, orientação e acompanhamento de pesquisas, cadastramento diário de usuários e da comunidade em geral, além de acesso à internet.

Suzana Tota, diretora de Leitura e Informação da FCP, informa que aos finais de semana haverá acompanhamento das famílias com a oferta de palestras voltadas à formação de leitores no bairro da Cabanagem e formação de clube de leituras por faixa etária. “Vai ter clubes de leitura para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, porque a gente vai criar grupos separados, e cada grupo vai ter um coordenador”, acrescenta.

Artes - O Núcleo de Oficinas Curro Velho vai oferecer para a comunidade da Cabanagem, na nova Usina da Paz, oficinas de música e dança. Serão três cursos, com duração de um mês cada um: Canto Popular, Violão Básico I e Dança de Salão. As aulas começarão a partir do dia 25 deste mês, na Sala de Música da Usina. As inscrições prévias serão feitas na UsiPaz.

Para se inscrever é preciso apresentar cópia do RG e CPF do aluno, e cópias dos documentos dos responsáveis, comprovante de residência e telefone para contato. As inscrições serão realizadas de 18 a 21 de janeiro, à tarde, no prédio de assistência.

A nova usina está localizada na Avenida Damasco, nº 37, próximo à Estrada do Benjamin, e vai funcionar de terça a sábado, das 7 às 22 h, e aos finais de semana, das 8 às 18 h. O Programa Territórios pela Paz (TerPaz) consiste na articulação de políticas públicas de inclusão social, reunindo o empenho de secretarias, fundações e demais órgãos da administração direta e indireta no desenvolvimento de atividades desde 2019. Sete bairros da Região Metropolitana de Belém são atendidos pelo programa: Bengui, Cabanagem, Guamá, Jurunas e Terra Firme, em Belém; Nova União, em Marituba, e no Icuí-Guajará, em Ananindeua.

Programação de cursos de música e dança

Canto Popular “Canta e Encanta”. Período: de 25/01 a 24/02 – as terças e quintas-feiras. Das 09 às 12 h.

Violão Básico I. Período: de 26/01 a 25/02 – as quartas e sextas-feiras. Das 09 às 12 h.

Dança de Salão. Período: de 25/01 a 24/02, das 09 às 12 h.

Texto: Ascom/FCP