Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

TerPaz inicia vacinação contra a Covid-19 na 'Carreta da Saúde' em Belém

Por Elizabeth Teixeira (SEAC)
10/01/2022 17h14

Ansiosa, era assim que estava Maria de Nazaré Soares, 35 anos. Ela foi uma das pessoas que foi se vacinar contra a Covid-19, o atendimento foi iniciado na manhã desta segunda-feira (10), na Carreta da Saúde, que estava localizada em frente a Usina da Paz da Cabanagem, em Belém. A ação faz parte do projeto 'TerPaz, Formação Profissional'. 

Maria de Nazaré 2"Eu já moro aqui no bairro da Cabanagem há 13 anos e o TerPaz está trazendo muitos benefícios aqui para a nossa comunidade. Agora pude tomar a minha terceira dose da vacina contra a Covid-19, eu estou muito feliz porque pude completar a minha imunização e, além de tudo, próximo da minha casa", disse a moradora.

A vacinação iniciou nesta segunda-feira (10) e segue até a próxima sexta-feira (14). A ação é realizada pela Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) e está ofertando doses dos imunizantes da Pfizer, Coronavac e AstraZeneca, para aplicação da 1°, 2° e 3° dose (de reforço a partir de 4 meses da segunda dose).

“Hoje nós estamos inaugurando a carreta da saúde trazendo a vacinação contra a Covid-19, disponibilizando três tipos de vacina, aqui em frente a Usina da Paz da Cabanagem, que será inaugurada esta semana. É importante ressaltar que, após a inauguração, para ter acesso ao complexo é necessário a apresentação do comprovante de vacinação, então é importante se imunizar. O atendimento aqui na carreta segue até sexta-feira, das 8h às 17h, e após esse período a vacinação vai ocorrer dentro da Usina da Cabanagem. Com a carreta da saúde vamos poder estender os atendimentos que já realizamos", afirmou a coordenadora da Sespa no TerPaz, Alessandra Amaral. 

O projeto 'TerPaz, Formação Profissional' é coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet). O objetivo é facilitar o atendimento e o acesso à formação profissional tecnológica, oferecendo qualificação aos jovens e adultos, moradores de outras regiões de abrangência do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), visando à entrada, ou ao retorno, ao mercado de trabalho, por meio de cursos itinerantes.

"Esse é um programa que visa levar cursos técnicos profissionalizantes, para facilitar e fomentar a empregabilidade, são cursos técnicos que terão certificação, para que assim as pessoas possam ingressar no mercado de trabalho. Iniciamos os atendimentos com a carreta da saúde, que é uma carreta mista, onde tanto podem ser realizados os cursos profissionalizantes, como atendimento médico e odontológico à população e hoje, excepcionalmente para a inauguração da Usina da Paz da Cabanagem, está ocorrendo uma ação de vacinação contra a Covid-19", destacou o diretor do projeto 'TerPaz, Formação Profissional', Haelton Costa. 

A pensionista Maria Gerci Almeida, 62 anos, também aproveitou a oportunidade para completar o seu esquema vacinal. "Essa ação veio em boa hora porque pude tomar a minha terceira dose da vacina contra a Covid-19, agora já vacinada estou na expectativa para inauguração da Usina da Paz da Cabanagem porque assim vou poder usufruir de vários serviços", relatou a moradora.   

Maria GerciParceria - O Projeto “TerPaz, Formação Profissional” tem parceria da empresa Alcoa, que doou as carretas equipadas e prontas para executar as atividades.

As quatro carretas vão ofertar cursos técnicos itinerantes nas seguintes áreas:

- Gastronomia: será executado em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa), com a oferta de cursos de Panificação Básica, Técnicas Básicas de Cozinha, Confeitaria Básica, Produção de bolos decorados, Aproveitamento integral de alimentos, Produção de coquetéis e drinks, entre outros;

- Saúde: além de atendimento com médico clínico geral e ginecologista, haverá encaminhamentos por meio da regulação para exames e consultas especializadas; atendimento odontológico, e palestras sobre diversos temas na área de saúde, ministradas pela equipe multidisciplinar da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Serão ofertados ainda cursos profissionalizantes em Saúde Bucal, Prótese Dental e Radiologia, em parceria com a Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (Etsus).

- Informática: cursos em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), de Informática Básica, Excel e Word Avançado, AutoCAD, Corel Draw, Photoshop, Web Design, Programação e Construção de Aplicativos, Tratamento de imagens e edição de vídeos, Curso de Drone e Marketing Digital, entre outros;

- Refrigeração: ofertará cursos técnicos de eletricista de refrigeração e climatização, mecânico de manutenção em refrigeração industrial, mecânico de manutenção em sistema multi Split e mecânico de manutenção em refrigeração e climatização residencial, entre outros.