Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMEMORAÇÃO

Biblioteca Pública Arthur Vianna promove a 8ª Semana do Quadrinho Nacional

Em formato presencial, a programação oferece exposições, feira de gibis, beco dos artistas e lançamentos, de 24 a 28 de janeiro

Por Governo do Pará (SECOM)
07/01/2022 18h07

A 8ª Semana do Quadrinho Nacional, realizada pela Biblioteca Pública Arthur Vianna, por meio da seção Gibiteca desde 2013, marca as comemorações pelo Dia do Quadrinho Nacional - 30 de Janeiro. Em Belém, a data foi comemorada pela primeira vez em 1992 na Casa da Linguagem, atualmente um núcleo da Fundação Cultural do Pará (FCP). Na época, a proposta partiu do grupo de quadrinhos local “Ponto de Fuga”, que também participou da organização do evento. Hoje, a data é celebrada por grupos de quadrinistas e admiradores do gênero, que se tornou um evento regular da Fundação Cultural do Pará.

O principal objetivo do evento é dar destaque aos quadrinhos produzidos no Brasil, e principalmente no Pará, além de valorizar o quadrinho como linguagem e forma de expressão artística.

Em oito anos de realização da Semana do Quadrinho Nacional, diversos temas foram abordados em palestras e rodas de conversa. De questões relacionadas à produção, mercado e linguagem, a produções acadêmicas sobre quadrinhos, incluindo temas atuais, como a representação do negro e o feminismo nos quadrinhos.O evento prossegue na Biblioteca Pública Arthur Vianna valorizando a produção dos quadrinhistas locais

Nesta edição, após dois anos de evento em formato virtual, serão promovidas palestras, workshops, exposições, feira de gibis, beco dos artistas e lançamentos de publicações com sessão de autógrafos e bate-papo com autores, de modo presencial, obedecendo aos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. A proposta da programação é oferecer ao público conhecimento e entretenimento, além de estímulo à leitura e produção de HQs. As inscrições para o Beco dos Artistas e Feira dos Quadrinhos podem ser realizadas até o próximo dia 14, com divulgação da lista de inscritos no dia 18, na conta oficial no Instagram da Biblioteca, ou informada pelo e-mail cadastrado.

Os workshops, masterclasses e palestras têm o objetivo de apresentar diferentes etapas do processo de criação de uma HQ, como roteiro, storytelling (narrativa), desenho, personagens e colorização, sempre buscando oferecer um horizonte que possibilite a melhor compreensão sobre determinada técnica, método ou processo.

A Feira do Gibi e o Beco dos Artistas são espaços para venda e troca de quadrinhos entre leitores, colecionadores e produtores. O objetivo é reunir a produção autoral de quadrinistas paraenses para comercialização. A Feira é para a venda de quadrinhos diversos, e o Beco para os autores comercializarem suas produções.

Pré-semana - Essa oitava edição da Semana do Quadrinho Nacional terá ainda um início especial: a Pré-Semana, que contará com a participação do vencedor da primeira edição do Prêmio Jabuti em 2017, Gidalti Moura Jr., nos dias 13 e 14 de janeiro, para bate-papo e lançamento do seu Livro “Brega story”, além de masterclass sobre processos criativos e edição.

Nas exposições haverá produções que se destacam no cenário local, com grande variedade de estilos e gêneros, direcionados ao público infantojuvenil e adulto.

A oitava edição da Semana do Quadrinho Nacional será realizada na Fundação Cultural do Pará, em Belém, no período de 24 a 28 de janeiro de 2022. Mais informações estão disponíveis no site www.fcp.pa.gov.br e nas redes sociais - @fundacaopara e @bibliotecadocentur.

Serviço: 8ª Semana do Quadrinho Nacional. Período: 24 a 28 de janeiro de 2022, na Biblioteca Pública Arthur Vianna, no 4° andar da sede da Fundação Cultural do Pará – Avenida Gentil Bittencourt, 650, bairro Nazaré.

Texto: Ascom/FCP