Terminal Rodoviário de Belém passa a contar com Ouvidoria da Arcon

Usuários podem tirar dúvidas, fazer reclamações, denúncias, elogios e/ou sugestões sobre qualidade e conforto dos serviços prestados pelas empresas do transporte intermunicipal

07/01/2022 12h39 - Atualizada em 07/01/2022 13h02

A Ouvidoria da Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon) está com nova sala para o atendimento presencial no Terminal Rodoviário de Belém. Com localização estratégica, no subsolo do Terminal, o espaço é estratégico e fica em frente à área de acesso ao  embarque de passageiros para a plataforma dos ônibus.  No local, os atendentes da Ouvidoria da Agência recebem as manifestações dos usuários sobre o transporte intermunicipal rodoviário oferecido em todo o estado do Pará. 

Com a nova estrutura de atendimento presencial, os usuários podem apresentar suas dúvidas, reclamações, denúncias, elogios e/ou sugestões referentes à qualidade e conforto dos serviços prestados pelas empresas operadoras do  transporte intermunicipal. A partir de agora, os usuários ganham um espaço mais reservado e confortável para esclarecer suas dúvidas.

“A nossa intenção é oferecer um melhor acolhimento ao usuário que vem em  busca de informações, ou deseja realizar denúncias junto à Ouvidoria, em uma sala estruturada com espaço físico amplo e confortável”, explica Edmilson Souza, gerente do Grupo Técnico da Ouvidoria da Arcon-Pa. 

O espaço entrou em funcionamento no final do mês de dezembro, num período de maior de viagens por conta das festas de fim de ano. Em 15 dias de atendimento, as maiores queixas registradas foram relacionadas à não aceitação da gratuidade. As empresas operadoras devem destinar 15% das vagas para a gratuidade que é estendida aos policiais militares, bombeiros, carteiros, idosos e deficientes físicos. As crianças menores de 6 anos têm direito à isenção tarifária, mas precisam emitir o bilhete da gratuidade junto às empresas operadoras, já as crianças de 0 a 2 anos não precisam emitir bilhetes, viajam gratuitamente. 

A passageira Gerlane Souza, que aguardava na manhã desta sexta-feira (07), asaída do ônibus para o município de Tailândia, tomou conhecimento da função da Ouvidoria da ARCON por causa da nova sala, localizada em frente à área de embarque. “Para nós, usuários, é  importante contar com o apoio dos órgãos públicos para a gente viajar com mais segurança e tranquilidade”, reforça Gerlane.  

 O serviço de Ouvidoria da Arcon-Pa oferece várias ferramentas para facilitar a comunicação sobre a satisfação e a prestação dos serviços destinados aos usuários do transporte público. São disponibilizados canais de atendimento da Ouvidoria aos usuários do transporte intermunicipal para denúncias e sugestões pelo número: 0800 091 1717, pelo e-mail ouvidoria@arcon.pa.gov.br e ainda pelo aplicativo de celular ‘’Ouvidoria Arcon-Pa”.

Por Cybele Puget (ARCON)