Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIDADE NA EDUCAÇÃO

Uepa inscreve para Mestrado Profissional em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia

Os interessados podem se inscrever, apenas pela internet, até esta quinta-feira (06 de janeiro). São ofertadas 17 vagas.

Por Governo do Pará (SECOM)
05/01/2022 19h05

O Mestrado Profissional em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), recebe inscrições até esta quinta-feira (06), exclusivamente de forma on-line. O valor da taxa é de R$ 120,00. O processo seletivo 2022 oferta 17 vagas.

Diferentemente do mestrado acadêmico, o coordenador do Programa de Pós-Graduação (PPGEECA), Ronilson Freitas, explica que no mestrado profissional é “necessário desenvolver um Produto/Processo Educacional (PE) a partir de uma atividade de pesquisa, e aplicá-lo em condições reais de sala de aula ou outros espaços educativos, com potencial de replicabilidade, e atendam às demandas dos professores da educação básica”.O mestrado vai qualificar professores para que possam desenvolver propostas de ensino inovadoras

O curso está estruturado na área de concentração denominada Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores de Ciências na Amazônia, com duas linhas de pesquisa: Estratégias Educativas para o Ensino de Ciências Naturais na Amazônia e Formação de Professores de Ciências e Processo de Ensino e Aprendizagem em Diversos Contextos Amazônicos. 

Ainda segundo o coordenador, o mestrado “vai possibilitar capacitação de professores na área de Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, para que os mesmos sejam autores da sua própria prática, sendo capazes de desenvolver propostas de ensino inovadoras e interdisciplinares, que contribuam de maneira eficiente para o processo de ensinar e de aprender ciências”.

Ferramenta - Ronilson Freitas acredita ainda que os profissionais pós-graduados pela Uepa vão poder atender “às demandas regionais de seu contexto socioeducacional, além de contribuir para a solução de problemas na prática profissional docente, por meio da pesquisa como ferramenta de desenvolvimento tecnológico local e regional”.

A seleção dos candidatos será feita em três etapas: prova escrita; avaliação, arguição do anteprojeto e entrevista, e avaliação do Currículo Lattes. O resultado final será divulgado no dia 22 de março de 2022. O curso tem duração de 24 meses, com início previsto para abril. As aulas serão às sextas-feiras e aos sábados, em horário integral, no Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA), vinculado à Uepa, em Belém.

Texto: Rebeca Costa – Ascom/Uepa