Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DOAÇÕES

Fundação Hemopa coletou mais de 93 mil bolsas de sangue em 2021

Volume arrecadado representa um aumento de 10% nas doações de voluntários

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
05/01/2022 13h24

O pequeno Kelvin Campos foi diagnosticado com Beta Talassemia maior, a forma mais grave da doença que causa anemia profunda, o que exige transfusões sanguíneas com frequência. Pelo menos quatro vezes no mês, a avó, Ana Cleide Campos, viaja com o neto de Acará até Belém para receber o tratamento adequado na Fundação Hemopa. 

“Esse menino é um milagre. A gente vem de Acará e ele tá fraco, sem querer brincar. E quando ele chega aqui e recebe o sangue, volta outra criança”, explica Ana Cleide. “Eu só tenho que agradecer a cada doador que vem deixar uma bolsa de sangue aqui no Hemopa. Não é só o Kelvin que precisa, mas muitos outros pacientes”.

O sentimento de gratidão da Ana Cleide pode ser estendido aos 112.795 voluntários que compareceram às unidades de coleta de sangue com a intenção de contribuir com o estoque, resultando na coleta de 93.695 bolsas de sangue durante o ano de 2021.

“A nossa missão é ajudar a salvar vidas e mesmo diante de um cenário de pandemia, nós conseguimos alcançar números animadores e satisfatórios para contribuir com a saúde pública do estado. A sociedade paraense nos mostra o quanto é solidária quando atende aos nossos chamados nos quatro cantos deste Pará. Só temos motivos para agradecer”, destacou o presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra. 

Uma bolsa de sangue doada pode beneficiar até quatro pacientes. Isso significa que mais de 374 mil pessoas puderam ser assistidas a partir dos hemocomponentes em estoque no banco do Hemopa. 

Se comparar com o mesmo período do ano passado, a Fundação Hemopa superou em média 10% do total de bolsas coletadas que foi de 84.964 durante os 12 meses de 2020. 

A Fundação Hemopa é responsável pela coordenação da Política Estadual do Sangue, sendo constituída por um Hemocentro Coordenador (em Belém), três Hemocentros Regionais (em Castanhal, Santarém e Marabá), cinco Núcleos de Hemoterapia (em Capanema, Altamira, Tucuruí, Abaetetuba e Redenção) e 46 Agências Transfusionais.

Confira aqui os endereços das unidades. Doe Sangue. Salve Vidas.