Base Nacional Comum Curricular é debatida em encontro estadual
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi o tema do primeiro debate do VI Encontro Estadual de Conselhos de Educação do Estado do Pará, aberto nesta quinta-feira (23), na Universidade da Amazônia (Unama). Organizado pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), o evento reúne, em Belém, representantes de 84 municípios.
A Base Nacional Comum Curricular é o documento normativo que define as aprendizagens essenciais, comuns a todos os estudantes do País. A proposta da BNCC encontra-se em fase de aprovação pelo Conselho Nacional de Educação, e deverá ser implementada a partir de 2019.
A secretária de Estado de Educação, Ana Claudia Hage, destacou na solenidade de abertura a relevância da participação dos conselheiros na construção da nova base curricular. Ela ressaltou que o debate permite inserir a realidade local, as demandas da educação paraense, na nova base curricular nacional, e recomendou que os conselhos municipais trabalhem as “competências dos nossos alunos para o século XXI”.
Formação integral – O tema “BNCC e sua aplicação” foi abordado pelas pedagogas Guiomar Namo de Mello e Ghisleine Trigo Silveira, ambas do Grupo de Trabalho do Ministério da Educação (MEC). Ghislene Silveira frisou que os conselhos municipais e estaduais terão um papel relevante na implementação efetiva da base, para assegurar habilidades dos estudantes, equidade e qualidade do ensino.
A técnica do MEC disse que o evento em Belém permite aos educadores paraenses a verificação dos compromissos que devem ser assumidos com relação à base curricular. “Com a BNCC, o País avança com um parâmetro de igualdade no que se refere às aprendizagens a que todos os estudantes têm direito”, destacou Ghislene Silveira, acrescentando a “necessidade de uma formação integral dos estudantes, não apenas nos aspectos do aprendizado, mas também nos fundamentos para o exercício da cidadania”.
Os currículos terão de ser adaptados à BNCC, informou Guiomar Mello. A educadora destacou que a Base Nacional Comum Curricular vai alinhar os conteúdos que devem ser ensinados nas escolas na Educação Básica.