Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Vias da Ilha de Mosqueiro recebem pavimentação

Por Dayane Baía (ARCON)
04/01/2022 14h36

Beneficiados pelo Programa Asfalto por Todo o Pará, moradores das ruas Hamilton Trindade e Luzeleno Brasil, no Distrito de Mosqueiro, comemoram as novas condições de vida com a chegada do asfalto nas vias que há décadas foram marcadas pela lama e alagamentos.

Os trabalhos são conduzidos pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop). Residente há mais de 20 anos no bairro Mangueiras, Maria do Carmo Santos, conta que conseguiu montar uma venda de comidas típicas depois que a Luzeleno foi pavimentada.“Nem bicicleta passava. Aqui era um lixão e hoje só temos a agradecer muito pelo trabalho aqui. Vendo bastante minhas comidas e salgados, agora os clientes conseguem chegar. Foi tudo de bom. A melhor forma de começar o ano novo”, afirma a autônoma.

Maria do Carmo Santos - moradora do mosqueiro há 20 anosO vizinho de Maria do Carmo, Aluizio Rodrigues de Matos, trabalha com venda de pães artesanais e fazia o trajeto para Belém toda semana. “Eu tinha que colocar um sapato para andar na lama e lá na frente trocar o par. Hoje estamos no paraíso”, afirma.

Para o motociclista Antônio Souza, trafegar atualmente pela Hamilton Trindade é melhor para ir ao trabalho. “Antes era intrafegável, muito buraco e lama. Está bem melhor para os moradores e visitantes”, avalia.

A via recebe além da terraplenagem e pavimentação, além de meio fio e sarjeta.

De acordo com Valdir Acatauassu, secretário adjunto de Desenvolvimento Urbano da Sedop, o programa leva o asfalto novo e mais infraestrutura urbana para cidades de todas as regiões do Estado. “No caso de Mosqueiro, estamos trabalhando para garantir a pavimentação de ruas que até então não tinham asfalto. A escolha das ruas foi fundamentada em melhorar acessos, tirar o povo da lama e da poeira e garantir mais qualidade de vida e mobilidade urbana para moradores e veranistas que visitam a ilha", garante.

Edemir Beltrão é engenheiro responsável explica que atualmente são três frentes de trabalho. “A atuação é em áreas parar atender as demandas dos moradores locais. As entregas devem acontecer ainda no primeiro semestre, considerando o inverno amazônico”, pontua.

O distrito de Mosqueiro está recebendo 9,6 km de asfalto novo em 19 vias urbanas, resultado do investimento de R$11,5 milhões do Governo do Estado na melhoria da infraestrutura na região com serviços de drenagem, pavimentação, calçada e meio-fio. Já foram pavimentadas ruas nos bairros do Ariramba, Murubira, Mangueiras, Aeroporto, Praia Grande, Farol e Porto Arthur.