Operação Boas Festas do Detran intensifica ações de educação e fiscalização em Salinópolis

Fiscais do Detran têm o auxílio do projeto Sentinela, com suporte tecnológico de radares que permitem a identificação da placa e a checagem da situação dos carros

29/12/2021 13h25 - Atualizada em 29/12/2021 15h51

Desde o último dia 22, as equipes garantem a segurança viária da população que procura as praias de Salinas, por exemploO Departamento de Trânsito do Estado (Detran) reforça os trabalhos de fiscalização e educação durante a Operação Boas Festas em Salinópolis, nordeste do Pará. Desde o último dia 22, as equipes garantem a segurança viária da população que procura as praias do município para as festas de final de ano.

No posto do Detran, na PA-124, agentes de fiscalização de trânsito montam uma barreira fixa, que utiliza o controle das câmeras do projeto Sentinela, com suporte tecnológico dos radares OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), sistema que permite, a partir da identificação da placa, a checagem da situação dos veículos. Com a tecnologia, é possível identificar veículos em situação irregular tanto administrativamente quanto criminalmente, no caso de roubo e furto, que são abordados pelos agentes na barreira que fica adiante, com apoio da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

Também no posto é possível realizar atendimento para regularização administrativa de veículos. Quando há constatação de qualquer pendência administrativa em relação ao veículo, o condutor é encaminhado imediatamente ao atendimento, e, se possível, (considerando cada caso), é gerado o boleto dos pagamentos em atraso. Assim, o condutor pode regularizar o veículo cujo boleto foi pago após o vencimento e emitir documento CRLV eletrônico. Caso o veículo também precise ser vistoriado, o posto conta com um vistoriador disponível para a realização do serviço.

Nesta quarta-feira (29), os agentes de fiscalização já observam uma intensa movimentação na chegada da cidade. Já na última segunda-feira (27), um homem foi preso por dirigir em estado de embriaguez, com 1,02 mg/l constatado pelos agentes após teste com etilômetro.

Para Marcos Santos, morador de Salinópolis, é fundamental a presença do Detran na organização do trânsito para garantir um tráfego mais seguro para pedestres e veículos. “Sempre temos um fluxo muito grande de pessoas e a presença dos agentes é fundamental para que não morra gente nessas estradas”.

EDUCAÇÃO

Uma equipe de educação percorre as ruas do município realizando abordagens educativas e distribuindo materiais de conscientização. Em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito (Semutsal), realizaram ação educativa na avenida Dr. Miguel Santa Brígida, com orientações sobre segurança viária a condutores e passageiros.

Na manhã desta quarta-feira, as equipes percorreram os mercados e feiras livres da cidade e iniciam também os trabalhos noturnos, na orla do Maçarico, com orientações a todos os púbicos, inclusive crianças.

Por Governo do Pará (SECOM)