Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MARAJÓ

Estudantes, carroceiros e escoteiros participam das ações educativas do Detran

Por Redação - Agência PA (SECOM)
28/11/2018 00h00

O município de Salvaterra, no Marajó, recebeu durante toda a semana passada até a última segunda-feira (26) as ações educativas do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran). Mais de 600 pessoas entre estudantes, escoteiros e integrantes da associação local de carroceiros, participaram das atividades.

O objetivo da Coordenadoria de Educação do Detran foi orientar diferentes segmentos que circulam no trânsito de Salvaterra para a garantia de uma convivência mais segura nas ruas. “Nós repassamos informações importantes através de nossas palestras, com ênfase ao comportamento seguro que ajuda a preservar vidas”, ressaltou a gerente de integração, Leila Santos, quem coordenou a equipe. “Trabalhamos com um público diversificado, que incluiu o estudante e o carroceiro porque aqui em Salvaterra é muito comum, assim como no município vizinho, Soure, a circulação de condutores de charretes e eles precisam receber as devidas orientações como estabelece o Código de Trânsito”, ressalta.

De acordo com as informações da coordenadora, 75 escoteiros do grupo Airton Sena participaram da programação realizada na Escola Municipal Frei Zacarias. “Eles serão futuros disseminadores das informações sobre segurança no trânsito. Por isso foi muito importante a participação deles”.

De acordo com Leila Santos, 10 carroceiros que prestam serviços à Prefeitura Municipal foram incluídos nas atividades. O Detran contou com o apoio da Secretaria de Educação de Salvaterra (Semed). "Já estamos planejando a realização de um curso específico para eles que vai envolver também os trabalhadores de Soure. Nesse primeiro momento repassamos informações através de palestras”.

A equipe participou, ainda, de reuniões com lideranças locais e representantes da prefeitura para traçar futuras ações educativas em Salvaterra.

A programação encerrou com as ações para os alunos. Foram visitadas as escolas municipais Joanes – localizada na vila de mesmo nome – Oscarina Santos, Olavo Novaes e Dom Pedro I.

Soure - Quase 700 pessoas participaram das palestras, jogos educativos (trilhas), exibição de vídeos e entrega de material. Uma das escolas visitadas pela equipe da educação do Detran foi a Dom Alonso, onde 270 alunos ouviram atentamente as orientações da equipe do Detran. Outra escola visitada foi a Gasparino Batista da Silva com a participação de 50 alunos do Projeto Mundiar.

Os trabalhos também se estenderam a 16 carroceiros de Soure que ouviram a explanação dos especialistas sobre o que diz o Código de Trânsito a respeito da condução de veículo de tração animal. Foram beneficiados, ainda, com as ações, 14 conselheiros do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).